Saiba como funciona o Sistema Integrado de Licenciamento de empresas
Por meio do sistema, Estado acelera o processo e facilita a vida do empreendedor paulista
Com o objetivo de desburocratizar o processo de licenciamento de empresas e facilitar a vida do cidadão paulista, o Governo de São Paulo oferece o Sistema Integrado de Licenciamento (SIL), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).
Como funciona o Sistema
Após registro na Jucesp e inscrição no CNPJ, o SIL abre a solicitação de licenciamento que, depois do preenchida, é submetida aos órgãos envolvidos (Centro de Vigilância Sanitária, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Corpo de Bombeiros e Prefeitura). Após a análise de baixo ou alto risco do negócio, o SIL consolida o tempo médio de resposta de todos os órgãos, disponibilizando um placar geral de atuação de cada um deles.
Ao final do processo, o SIL emite o Certificado de Licenciamento Integrado, que contém a licença de todos os órgãos, além dos respectivos prazos de validade, condições e restrições impostas. O certificado é sempre atualizado, via internet. A obtenção do certificado pelo SIL torna desnecessária a apresentação física dos documentos, fazendo com que se reduza o tempo de registro de uma empresa, desburocratizando o processo. O SIL funciona pelo site ww.sil.sp.gov.br.
Do Portal do Governo do Estado
07/05/2012
Artigos Relacionados
Sistema Integrado de Licenciamento já opera em 22 municípios
Oito cidades assinam adesão do Sistema Integrado de Licenciamento
Saiba como fazer o seu Bilhete Único Mensal integrado
Faça o seu Bilhete Único Mensal integrado; saiba como
Micro, pequenos e médios empreendedores contam com o Sistema Integrado de Licenciamento
Saiba como funciona o Banco do Povo Paulista