Salão Internacional do Artesanato começa nesta sexta (5) em Brasília



O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), estará presente no 3º Salão Internacional do Artesanato, que começa nesta sexta-feira (5), e vai até 15 de novembro, em Brasília, no Pavilhão Expobrasília do Parque da Cidade. Na programação estão previstas homenagens a mestres artesãos, oficinas, festival de folclore, palestras e shows.

O salão contará com mais de 200 estandes de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal. O artesanato internacional também terá participação trazendo, em especial, o trabalho dos artesãos dos países ibero-americanos. Durante os dez dias de evento, serão oferecidas cerca de 50 oficinas, com quinze vagas cada, em 15 modalidades diferentes de artesanato. As oficinas serão oferecidas de quinta a domingo, em dois horários, de 16h às 18h e das 18h às 20h. As inscrições serão realizadas uma hora antes do início.

Ainda, um palco será criado para receber atrações da música popular brasileira, como Maria Rita, sábado (6), Nenhum de Nós, quarta-feira (10), Frejat, quinta-feira (11) e Arnaldo Antunes, domingo  (14). O preço para os shows e o salão é diferenciado, porém os que adquirirem entradas para as apresentações poderão circular pela feira e receberão mais dois convites para voltar ao local em qualquer outro dia. 

Os estados brasileiros e o Distrito Federal serão representados por suas organizações de artesãos ou por entidades que apóiam o setor artesanal. Haverá ainda locais para exposição e comercialização de produtos ligados a projetos desenvolvidos por ONGs, entidades, organizações de artesãos ou por empresas que dão apoio ao artesanal brasileiro.

Este evento está se tornando tradicional em Brasília. Em 2009, contou com a participação de 19 estados, recebeu 80 mil visitantes e movimentou R$ 5 milhões em negócio. Neste ano, os organizadores esperam um público de 100 mil visitantes, com a expectativa de R$ 7 milhões em negócios realizados.

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) atua em todo o território nacional com políticas públicas nas esferas federal, estadual e municipal, e em parceria com entidades privadas. Com o programa, busca-se um melhor aproveitamento das vocações regionais para preservar as culturas locais e para aumentar o empreendedorismo desta cadeia produtiva por meio da profissionalização. O programa tem o objetivo é gerar trabalho e renda e melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico do artesão brasileiro.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



04/11/2010 16:33


Artigos Relacionados


Festival Internacional de Bonecos de Brasília começa nesta sexta

Brasília recebe feira internacional de artesanato

Seminário Internacional de Defesa Civil começa nesta segunda em Brasília

Conferência sobre transparência e controle social começa em Brasília nesta sexta (18)

Artes: Inscrições para 1º Salão Brasil Folclore terminam nesta sexta-feira, dia 27

Saúde: Pacientes do Hospital Santa Tereza ganham salão de beleza nesta sexta-feira