Salas de informática funcionam em tempo integral após dia 15



Nessa primeira quinzena, os estagiários iniciam treinamento a máquinas e atendimento a colegas

A Secretaria de Estado da Educação implanta o programa Acessa Escola a partir da segunda quinzena de agosto, quando 250 escolas já estarão com salas de informática abertas em todo o período, com estagiários à disposição dos estudantes. Na primeira quinzena de agosto os estagiários passarão por processo de ambientação nas salas de informática, aprendendo a conviver e atender colegas de escola, além de lidar com os computadores e sistemas.

Dois mil e cem alunos de escolas estaduais estão reunidos neste sábado e domingo (2 e 3 de agosto) para participar de capacitação conjunta. Todos foram selecionados para serem estagiários do programa, que transformará salas de informática de escolas em espécies de "lan houses". Eles serão os responsáveis por atender os colegas. Nestes dois dias os alunos recebem capacitação ininterrupta, em cinco cursos, divididos por 25 ambientes.

Estes 2.100 estudantes serão responsáveis pelo trabalho em 600 escolas da capital, a ser colocado em prática, seguindo cronograma da Secretaria, até outubro. Na capacitação deste fim de semana os estudantes passam ininterruptamente por oficinas de Gestão de Sala, Sistemas, Programa, Manual de Procedimentos e Plano de Trabalho, até as 18h. Metade dos 2.100 está no sábado_ o restante, no domingo. Especialistas da Fundap (órgão da Secretaria de Estado da Gestão), 89 "oficineiros", técnicos de informática e assistentes técnicos pedagógicos de Tecnologia serão os responsáveis por capacitar os estudantes.

O Acessa Escola é um inovador projeto da Secretaria de Estado da Educação para manter abertos, durante todo o período de aulas, os laboratórios de informática das escolas estaduais. Todos os estudantes da rede estadual poderão utilizar os laboratórios a qualquer momento, não apenas durante as aulas de informática, e terão auxílio de estagiários treinados (estes treinados neste fim de semana).

Além de abrir os laboratórios em período integral e oferecer estágio para estudantes de Ensino Médio, o Acessa Escola irá proporcionar a possibilidade de ganho técnico aos adolescentes, com os cinco módulos do curso.

Ao todo a Secretaria selecionará, durante o projeto, 12.242 estagiários para os laboratórios. Cinco mil já foram escolhidos_ 2.100 começam até outubro (o restante até março de 2009). Todos receberão gratuitamente duas camisetas e uma mochila, para que trabalhem uniformizados. A carga horária de trabalho será de 4 horas diárias, pela manhã (8h às 12h), tarde (12h às 16h) ou noite (16h às 20h). O contrato de estágio será de até 12 meses, podendo ser prorrogado por mais 12 meses. O tempo mínimo de contrato será de seis meses. Todos os estagiários serão supervisionados por assistentes técnico pedagógicos das Diretorias de Ensino.

"O acesso a computadores e à internet permite a exploração de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, uma melhora para a aprendizagem. Os laboratórios ficarão abertos, à disposição dos estudantes", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O governo do Estado mantém atualmente uma rede de 70 mil computadores distribuídos nas 5.500 escolas (97% das escolas estaduais possuem laboratórios de informática).

"Com os estagiários, será possível estudar via internet, verificar pesquisas, enfim, agregar valor ao ensinado em sala de aula", diz a secretária Maria Helena.

O Acessa Escola irá atingir as escolas estaduais de Ensino Médio em três fases: 600 da capital até fim de 2008 (a previsão inicial era de 500), 1.000 até março de 2009 (capital, cidades da Grande São Paulo, Campinas e Campo Limpo Paulista), 3.000 até final de 2009 (outras cidades da Grande São Paulo e interior) e 3.527 até março de 2010 (todo o Estado), com 12.242 alunos como monitores.

Da Secretaria da Educação



08/04/2008


Artigos Relacionados


Educação: Professores de Santos aprendem a usar as salas de informática

SP abre laboratórios de informática em período integral

Cinema nacional terá mais tempo de exibição nas salas brasileiras

Educação em tempo integral melhora rendimento

Estado de SP investe na Educação em Tempo Integral

Educação em Tempo Integral avança no Estado