Santa Catarina realiza oficina Sisan e encontro preparatório



As propostas para a inclusão no Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina serão conhecidas nesta quarta-feira (27), após a conclusão da oficina sobre o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).

O evento está sendo realizado no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), em Florianópolis, e conta com representantes do governo e da sociedade civil.

Durante a abertura, que ocorreu na manhã da última terça-feira (26), o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SC), Marcos José de Abreu, destacou que o órgão tem importante papel no controle social e na interação da sociedade civil com o poder público.

A coordenadora-geral de educação alimentar e nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Patrícia Gentil, ressaltou que o primeiro desafio é o de trabalhar de forma intersetorial. “O plano impulsiona toda a construção do Sisan e é importante a participação de todos os envolvidos”, ressaltou.

O secretário executivo de Políticas Sociais de Combate à Fome da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Rodrigo Mello, ressaltou que o evento é importante para se construir o plano de maneira integrada com propostas do governo estadual e da sociedade civil. “Precisamos elaborar propostas que sejam viáveis para o governo executar e que contemplem as demandas da sociedade”, reforçou.

A oficina do Sisan tem por objetivo reunir os representantes do governo do Estado envolvidos com a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e da sociedade civil que integram o Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-SC) e outros conselhos como os de Educação, Saúde e Assistência Social para a elaboração de propostas a serem incluídas no plano.

O evento é resultado de parceria entre a coordenação do projeto de implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado, o Consea-SC, a Caisan-SC, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) por meio da Secretaria Executiva de Políticas de Combate à Fome e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na tarde desta terça-feira (26) será realizada também o encontro estadual preparatório para a 4ª Conferência + 2, prevista para ocorrer em Brasília em março do ano que vem. No evento nacional, é feita avaliação dos avanços da última conferência e o que precisa ser melhorado.

O encontro preparatório para a Conferência + 2 ocorre no Centro de Ciências Agrárias da UFSC a partir das 18h. No encontro, serão escolhidos os representantes que participam do evento em Brasília.

Fonte:

Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional



27/11/2013 12:49


Artigos Relacionados


Santa Catarina promove oficina e encontro sobre segurança alimentar

Roraima realiza videoconferência sobre Sisan

Casildo Maldaner destaca encontro da Federação das Indústrias de Santa Catarina em Brasília

Casildo Maldaner anuncia encontro para debater futuro do PMDB em Santa Catarina

Diálogos Socias debatem Amazônia em encontro preparatório para a Rio +20

CAE REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR BANCO DO ESTADO DE SANTA CATARINA