Santa Maria (RS) terá Centro de Referência em Direitos Humanos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário, assinou o convênio para instalação de um Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) em Santa Maria (RS), nesse sábado (22).
O serviço, que integrará uma rede de aproximadamente 40 unidades distribuídas pelo País, deverá começar a funcionar nas próximas semanas. Para viabilizar o Centro, a SDH/PR firmou um aditivo de convênio com a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que já coordena uma CRDH em Porto Alegre (RS).
Formado por uma equipe multidisciplinar, a unidade atenderá todos os tipos de violação de Direitos Humanos, com atenção também aos familiares de vítimas e sobreviventes da tragédia da Boate Kiss. "Há aqui uma visão humanitária. O que estamos fazendo hoje é uma continuidade daquele primeiro momento", afirmou a ministra, referindo-se às instituições públicas que atuaram no socorro e apoio na ocasião do incêndio da boate.
Ela também agradeceu a parceria da Defensoria Pública e ressaltou que cada um dos centros atende a toda população, ao mesmo tempo em que ganha especificidades de acordo com o perfil da região.
O defensor-geral do Rio Grande do Sul, Nilton Arnecke Maria, destacou que o futuro CRDH estará à disposição de toda sociedade, com cuidado especial à questão Kiss. "O caso é emblemático e o Centro vai nos aproximar ainda mais", garantiu ao explicar que a Defensoria pode colaborar na articulação para que a ação coletiva tramite com maior agilidade.
A secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira, afirmou que o "compromisso da promoção dos Direitos Humanos é compromisso de elevar o patamar desses direitos, que passa pela consolidação da democracia".
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
23/03/2014 12:48
Artigos Relacionados
Centro de Referência Direitos Humanos será inaugurado no Rio Grande do Sul
Maria do Rosário inaugura Centro de Referência em Porto Alegre
Brasília inaugura Centro de Referência em Direitos Humanos
Secretaria de Direitos Humanos acompanha chacina de Campinas
Centro de Direitos Humanos para pessoas em situação de rua e catadores será inaugurado nesta 5ª
“Queremos consolidar uma cultura de Direitos Humanos”, diz ministra