São Paulo inicia teste de vacina contra a dengue em humanos



Imunizante foi desenvolvido pelo Instituto Butantan, que testará o produto em 300 voluntários

00:00 / 00:00

O Governo do Estado de São Paulo vai iniciar os testes clínicos da vacina brasileira contra a dengue, desenvolvida no Instituto Butantan. Os 300 voluntários serão selecionados no final de setembro e devem estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 59 anos, de ambos os sexos.

Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

No início, o imunobiológico será testado em 50 pessoas que não tiveram dengue. Na segunda etapa serão recrutados 250 voluntários com ou sem infecção prévia pelo vírus da dengue. Os testes acontecerão em um período de cinco anos e todos os voluntários serão acompanhados por uma equipe multidisciplinar, que envolve médicos, enfermeiros e farmacêuticos.

As análises preliminares serão realizadas após um ano e meio de testes, o que permitirá iniciar os preparativos para a fase seguinte que possibilitará o registro da vacina. Criada para proteger contra os quatro tipos de vírus da dengue, a vacina vem sendo desenvolvida desde 2005 em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos.

Os testes ocorrerão inicialmente no Centro de Pesquisa Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, e a seguir nos Centros de Pesquisa Clínica do Instituto da Criança do HC-FMUSP e do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, também da USP.

Do Portal do Governo do Estado



08/20/2013


Artigos Relacionados


Voluntários para teste de vacina contra dengue começam a ser recrutados

Instituto Butantan vai testar vacina contra dengue em humanos

Instituto Butantan testará vacina contra a dengue em seres humanos

Butantan inicia testes de vacina oral contra hepatite B em humanos em 2012

Governo de São Paulo inicia distribuição de vacina contra a gripe

Vacina: São Paulo vacina animais de zero a 24 meses contra a febre aftosa