São Paulo já vacinou mais de 192 mil meninas contra o HPV
Uma semana depois da inclusão da vacina contra o HPV no calendário do Ministério da Saúde, o estado de São Paulo já contabiliza mais de 192 mil meninas de 11 a 13 anos de idade vacinadas. O vírus, transmitido por via sexual, é responsável por 70% dos casos de câncer de colo do útero em todo o mundo.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Helena Sato, diz que o estado espera vacinar mais de 800 mil meninas. "Temos recebido informações de outros municípios, de outras regionais que essa ação irá continuar sim e, muito provavelmente, estaremos aumentando o número de meninas vacinadas. Estamos trabalhando para superarmos essa meta. Eu creio que o resultado dessa primeira semana para o estado de São Paulo será muito importante", destaca a coordenadora.
A vacina contra o HPV será administrada em três doses em momentos diferentes. "O Ministério da Saúde vai utilizar o esquema estendido, que é a aplicação da primeira dose em março, a segunda dose seis meses depois e uma terceira dose cinco anos após a primeira dose. À medida que nós expandimos esse espaço entre as doses, nós aumentamos a eficácia da vacina e assim há uma segurança de que nós estaremos cobrindo a população alvo devidamente protegida contra o câncer do colo do útero", explica a coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
Este ano, a meta do Ministério da Saúde é vacinar contra o vírus HPV 5 milhões e 200 mil meninas de 11 a 13 anos em todo o Brasil. Além da mobilização nas escolas publicas e privadas que aderiram à ação, a vacina deve estar disponível em 36 mil salas de vacinação da rede pública de saúde durante todo o ano.
Fonte:
20/03/2014 12:15
Artigos Relacionados
SP já vacinou mais de 451 mil meninas contra o HPV
Paraná é o estado que mais vacinou contra gripe H1N1
TIÃO VIANA: ACRE É O ESTADO QUE MAIS VACINOU CONTRA FEBRE AMARELA
Campanha de vacinação contra o HPV já atendeu mais de 186 mil meninas
SP já vacinou 2 milhões contra a poliomielite
SP já vacinou 6,4 milhões contra a gripe