São Paulo mostra sua cultura no 3º Salão do Turismo



Governador em exercício Alberto Goldman participou a abertura no evento nesta terça-feira, 17, na capital

00:00 / 00:00

Atualizada às 21h29

O governador em exercício Alberto Goldman participou na noite desta terça-feira, 17, da abertura da terceira edição do Salão do Turismo “Roteiros do Brasil”. O evento, aberto ao público entre os dias 18 e 22, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, zona norte da capital, é uma iniciativa do governo federal através do Ministério do Turismo.

Goldman lembrou aos presentes que o Estado de São Paulo é o maior emissor de turistas para o restante do país. "Ficamos muito felizes com isso. É muito importante que a pujança de São Paulo, sua economia tão avançada, possa ser um instrumento para alavancar o desenvolvimento de outras regiões do país", observou Goldman.

Ele afirmou ainda que o Estado não se destaca apenas no "natural" turismo de negócios, mas também no turismo cultural, além do gastronômico, litorâneo e de montanhas. "Como instrumento de desenvolvimento de São Paulo, o turismo é tão importante como a indústria e a agricultura", completou. O evento contou com a presença do secretário estadual de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Santos Alves da Silva.

Atrações

O evento traz, além de destinos turísticos, atrações culturais de cada Estado. No espaço São Paulo, a Vitrine Brasil é formada por gastronomia, manifestações culturais e artesanato. Neste último, a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, em parceria com a Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades) montou a Casa São Paulo. Nela o público terá a oportunidade de conhecer mais do trabalho da artista Norma Tamaoki: no espaço “Saber Fazer” ela vai ensinar como produzir uma arte herdada pelos Incas através do uso de pintura e cerâmica.

O espaço também traz outros nomes do artesanato como Cleide de Fátima Toledo, com palha de taboa e sisal; Maria Clara Fragoso, que realiza um resgate da memória arquitetônica com esculturas históricas e peças sacras; e Denys Toquetti, de Bertioga, que produz manualmente cestos, chapéus e arranjos em palha de coqueiro no estilo da cultura indígena Pataxó.

O Centenário da Imigração Japonesa não foi esquecido pela Secretaria de Esporte, lazer e Turismo. Para animar o evento, a pasta convidou o grupo “Ryubu Daiko” de taiko (tambores japoneses). O grupo, formado por mais de 40 crianças entre 7 e 18 anos de idade, nasceu em 2002 nas festividades do "Bom Odori", realizada anualmente pela cidade paulista de Ibiúna. Em março deste ano, o grupo foi ao Japão para tocar a música "Daí Shizen" (Grandiosa Natureza) de autoria própria, com a qual se tornou campeão brasileiro de taiko.

Na sessão de gastronomia nada mais paulista do que o brigadeiro, doce feito apenas com leite condensado, achocolatado em pó e manteiga, e que há muito tempo não falta em nenhuma festa de aniversário. Conta a história que ele foi criado em uma festa no bairro Pacaembu, da capital paulista, em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, durante sua candidatura a presidência da república. Também haverá muita pizza, prato trazido pelos imigrantes italianos por volta de 1880 e que foi muito bem incorporado pela cultura gastronômica paulista. De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) existem seis mil pizzarias na capital paulista que vendem 43 milhões de pizzas por mês (algo em torno de 16 por segundo).

Feira de Roteiros

Mas o “prato principal” do Salão do Turismo deste ano será a Feira de Roteiros. São Paulo, em parceria com o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), vai apresentar 18 produtos turísticos, desenvolvidos no programa de regionalização do Estado. Alguns exemplos:

- Circuito das Águas Paulista (Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro)

- Circuito Cavernas da Mata Atlântica (Apiaí, Barra do Turvo, Eldorado e Iporanga)

- Circuito Costa da Mata Atlântica (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaem, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente)

- Circuito Litoral Norte Paulista (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba)

- Circuito das Frutas (Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo)

- Circuito de Aventura & Lazer ( Apiaí, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Ribeirão Grande, São Miguel Arcanjo e Campina do Monte Alegre)

- Circuito da Mantiqueira (Campos do Jordão, Monteiro Lobato, Pindamonhangaba, Piquete, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí, São José dos Campos)

- Roteiro Turístico Religioso (Aparecida, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá)

Sobre o Salão

Segundo o Ministério do Turismo, o objetivo do evento é promover e incentivar, por meio da gestão descentralizada, a organização e a comercialização dos destinos turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes e princípios do Programa de Regionalização do ministério.

As duas primeiras edições do Salão do Turismo foram realizadas em 2005 e 2006. Na edição 2006, por exemplo, o evento apresentou ao público de 109,4 mil visitantes 396 roteiros (de 149 regiões turísticas e 1.027 municípios). Outras conquistas do Salão 2006 foram a movimentação econômica de R$ 25,9 milhões gerada na cidade de São Paulo e o envolvimento na realização do evento de 10,2 mil profissionais, contribuindo para a geração de emprego e de renda.

Manoel Schlindwein com Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

 

 



06/17/2008


Artigos Relacionados


Salão do Turismo mostra roteiros, promoções e diversidade cultural

Confira as atrações do 11º Salão São Paulo de Turismo

Senadores da CDR participam do 5º Salão do Turismo

Revelando São Paulo mostra um pouco da cultura popular paulista

Cultura: Dez salas da capital participam da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Cultura: Dez salas da capital participam da 30ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo