São Paulo oferece inclusão digital para egressos
Recém saídos da prisão tiveram aulas de informática; para alguns foi o primeiro contato com o computador
No dia 28 de fevereiro, uma turma de egressos assistidos pela Central de Atendimento ao Egresso (CAE) de São Paulo recebeu certificado de conclusão do curso de inclusão digital do Telecentro Páteo do Colégio/CMDH. A Central é um dos núcleos do Departamento de Reintegração Social Penitenciário (DRSP), órgão da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). A oportunidade surgiu da parceria entre o Departamento e a Comissão Municipal dos Direitos Humanos (CMDH) e proporcionou a esses cidadãos a inclusão digital, requisito essencial para o mercado de trabalho e mesmo para os vínculos sociais. A parceria garantirá vagas para egressos sempre que novas turmas forem abertas.
O Telecentro Páteo do Colégio, coordenado pela CMDH, é o único temático do município. Nele há aulas de informática, vídeos, informações e palestras sobre os Direitos Humanos. Nas vinte horas que compõe o curso de inclusão digital, os alunos aprendem a utilizar ferramentas como editor de texto, planilha eletrônica e internet.
A seleção é feita pelos técnicos do DRSP, que atendem egressos e prestadores de serviços à comunidade e os encaminham ao Telecentro Temático de Direitos Humanos. O curso é oferecido inicialmente a quem não possui conhecimentos de informática e tem tempo disponível para freqüentar as aulas. “A princípio está sendo oferecido o curso básico de introdução à informática, porém todo o conteúdo pesquisado em internet ou treinamento e aprendizagem são textos e pesquisas voltadas às questões de direitos humanos”, explica a diretora técnica do Centro de Penas e Medidas Alternativas, Márcia Antonietto.
Para os egressos foi uma experiência única, já que a maioria deles não tinha familiaridade com a informática. “Eles aproveitaram ao máximo os ensinamentos ministrados e demonstraram grande interesse e satisfação, o que explica os 100% de freqüência da turma”, elogiou a supervisora do curso, Annie Genevois. “Esse aprendizado é um recomeço em minha vida, pois a exclusão digital era um empecilho na busca por um emprego melhor e mais digno”, reconheceu um dos egressos que recebeu o certificado.
Além do curso, o Telecentro oferece atualização e suporte para os alunos tirarem dúvidas ou praticarem técnicas de utilização de computadores. A Central do Egresso e o CMDH estudam a implantação de um curso que ensina elaborar Currículum Vitae e dá orientações de como a pessoa deve se comportar em entrevistas de emprego, entre outros temas.
Egressos que tiverem interesse no curso “Inclusão digital”, devem procurar a Central de Atendimento ao Egresso de São Paulo para efetuarem as inscrições.
Serviço:
Central de Atendimento ao Egresso de São Paulo
Rua: Asdrúbal do Nascimento, nº 454, Bela Vista – SP
Telefone: (11) 3107-1113/1114
Telecentro Pateo do Colégio
Páteo do Colégio, nº 5 – Praça da Sé
Telefone: 3105-9612
Da Secretaria da Administração Penitenciária
(L.F.)
03/08/2008
Artigos Relacionados
Fatec Araçatuba oferece curso de inclusão digital para a 3ª idade
São Paulo e Macedônia assinam acordo na área da inclusão digital
Pronatec oferece mais de 32 mil vagas para capacitar presos e egressos
Paulo Bernardo promete criar em janeiro a Secretaria de Inclusão Digital
Comunicações vai coordenar políticas de inclusão digital do governo, diz Paulo Bernardo
Acessa São Paulo oferece programa de capacitação digital online