Sarney anuncia que Senado vai discutir na quinta-feira a violência no Rio
A Subcomissão Permanente de Segurança Pública fará uma reunião no Plenário do Senado nesta quinta-feira (15), a partir das 10h, para discutir e apontar soluções para a situação de violência que passa o Rio de Janeiro, anunciou nesta terça-feira (13) o presidente José Sarney ao acatar sugestão dos senadores. Na ocasião serão convidados a debater o assunto a governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Matheus, o prefeito César Maia, e o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Sarney, que destacou a importância do debate para o país, explicou que a Constituição não permite convocar autoridades de estados para depor no Senado, mas considerava ser uma boa idéia o convite partir da subcomissão. No encaminhamento da proposta, o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM) esclareceu que o presidente da subcomissão, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) concordava com a idéia e já havia se comprometido a convidar as autoridades para comparecer ao Senado.
Arthur Virgílio frisou a importância de a Casa se debruçar sobre o assunto, mostrando a solidariedade dos parlamentares para com o povo do Rio de Janeiro. Aliás, o senador disse que considerava a necessidade da criação de uma frente parlamentar em defesa do Rio de Janeiro, diante da gravidade dos fatos.
O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), ao concordar com a proposta, anunciou que já havia conversado com Thomaz Bastos, que se colocou à disposição dos senadores para o debate. O senador pelo Rio de Janeiro, Roberto Saturnino (PT), disse que o Senado, que representa a federação, tem o dever de apontar soluções contra a violência que a população sofre nos estados. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) declarou a concordância do PMDB à iniciativa. Já o líder do PFL, senador José Agripino, que havia feito um discurso abordando o tema, disse que reiterava suas palavras e sugeriu que o debate seja mais amplo, com a participação de todos os interessados no problema.
13/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Não haverá sessão deliberativa nesta quinta-feira, anuncia Sarney
Sarney lança oficialmente novo portal do Senado nesta quinta-feira
Sarney retorna ao Senado após missa de sétimo dia da morte de sua mãe, D. Kyola, nesta quinta-feira
Bancada do PDT volta a discutir o PIC na quinta-feira
CMA vai discutir política de águas na quinta-feira próxima
CFC volta a discutir remessa ilegal de divisas nesta quinta-feira