Sarney discute orçamento para Copa do Mundo e Olimpíadas
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Nuzman. Na pauta, a busca de recursos para a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016. Ao chegar ao Congresso, Sarney já havia dito que, na sua avaliação, não faltará dinheiro para esses eventos.
Observando que o orçamento de seu ministério para 2009 foi de R$1,4 bilhão, Orlando Silva pediu que o Congresso, no mínimo, dobre essa cifra. Essa foi a razão para, acompanhado de atletas olímpicos e paraolímpicos, ele visitar também o presidente da Câmara, Michel Temer.
- Viemos abrir esse diálogo com o Poder Legislativo. Amanhã, estaremos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Precisamos de solidariedade e de apoio para esses eventos. E o presidente Sarney hipotecou toda a solidariedade aos nossos esforços. Ele disse que vai procurar os senadores para defender nossa proposta - informou o ministro.
Já Carlos Nuzman disse que agradeceu ao presidente Sarney a aprovação do Ato Olímpico (PL 128/09), que garantiu os investimentos necessários para a candidatura do Rio de Janeiro a sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Com a mesma disposição com que aprovou esse Ato, ele disse que o Senado pode ampliar os recursos orçamentários para a realização desses jogos.
Cercado por jornalistas à saída do gabinete de Sarney, Nuzman minimizou o risco de repetir-se, nas olimpíadas, o apagão que deixou às escuras 18 estados brasileiros na semana passada. Ele explicou que problemas como esse ocorrem em outros países, devendo o Brasil orgulhar-se de não apresentar o mais grave dos riscos, que é o ato terrorista.
- Em grandes cidades e em grandes países, problemas como esse [blecaute] sempre acontecem. Recentemente houve um apagão de quatro dias em Los Angeles, nos Estados Unidos. Problema semelhante também ocorreu em Nova Iorque e em países da Europa. O problema aqui no Brasil veio em tempo necessário para que tenhamos soluções e pode ser corrigidos ao longo do tempo.
Ainda na tarde desta quarta-feira (18), Carlos Nuzman apresenta aos integrantes da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados o planejamento para realização das Olimpíadas.
Após o encontro, Orlando Silva participou de almoço com senadores, onde reforçou a necessidade de o Legislativo aprovar uma fatia maior do Orçamento para essas competições.
- Um país que está no centro dos eventos esportivos mundiais não pode ter no Ministério dos Esportes o menor orçamento da Esplanada - disse, em manifestação durante almoço com os parlamentares.
18/11/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Subcomissão discute qualificação profissional para Copa do Mundo e Olimpíadas
Orçamento de 2012 reserva R$ 1,82 bilhão para Copa do Mundo e Olimpíadas
MP cria 100 funções comissionadas para Copa do Mundo, Olimpíadas e Paralimpíadas
Plenário aprova MPs que favorecem obras para Copa do Mundo e Olimpíadas
Subcomissão visitará obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas
Paim teme uso do FGTS em obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas