Sarney diz que responderá à oposição em discurso nesta quarta-feira
O presidente do Senado, José Sarney, afirmou há pouco que subirá à tribuna nesta quarta-feira para responder ao discurso feito pouco antes pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que indagou se há condições políticas de ele se manter na condução da Casa.
Em seu pronunciamento, Arthur Virgílio perguntou a Sarney se ele considera normal o atual clima que vive o Senado e recomendou ao senador que ele se afaste da presidência da Casa.
- Senador José Sarney, case-se com a sua biografia. Esse mandato de presidente da Casa representa nada para Vossa Excelência. Vossa Excelência já foi presidente da Casa duas vezes;Vossa Excelência já foi presidente da República, já foi ilustre deputado federal; Vossa Excelência já foi governador do seu estado muito jovem. Esse laurel não é laurel do jeito que ele está posto aí, não representa nada para Vossa Excelência. Vossa Excelência tem uma volta por cima sim a dar. E a volta por cima não é a da truculência, a da prepotência. - disse o líder do PSDB.
Em aparte ao senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) afirmou que os julgamentos no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar são uma questão de ótica política.
Antes de Arthur Virgílio, o líder do PSB, senador Renato Casagrande (ES), pediu que o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), acolha as representações e pedidos de investigação contra Sarney. Para ele, isso é necessário para o conselho mostre independência em relação ao caso.
Ele foi aparteado por Almeida Lima (PMDB-SE) e Wellington Salgado (PMDB-MG), que defenderam Sarney e criticaram a insistência da oposição em pedir o afastamento do presidente do Senado.
Da Redação / Agência Senado
04/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Oposição decide votar DRU nesta quarta-feira
Acordo entre governo e oposição permite votação do Fundo Social do Pré-Sal nesta quarta-feira
Presidente da Colômbia visita Sarney nesta quarta-feira
Sarney diz que fará pronunciamento em Plenário nesta quarta-feira
PT deve anunciar nesta quarta-feira decisão sobre Sarney, diz Mercadante
Comissão entrega projeto do novo regimento do Senado a Sarney nesta quarta-feira