Sarney diz que seria bom deixar 'royalties' para depois das eleições
O presidente do Senado, José Sarney, disse que "seria bom" deixar para o próximo ano a votação da parte dos projetos do pré-sal relativa aos royalties. "Este é um problema de negociação entre as lideranças, mas sempre que, em ano de eleições, seja possível deixar os assuntos muito controvertidos para o próximo ano, é bom. A eleição já divide muito o Brasil, e se encontramos outros assuntos que dividam ainda mais, não é bom para o país", disse Sarney, depois de receber em seu gabinete o presidente do Parlamento da Noruega, Dag Terje Andersen.
Segundo Sarney, o presidente do Parlamento norueguês falou sobre temas ambientais:
- O interessante é que, embora sejamos países muito distantes um do outro, com diferentes condições climáticas, temos os mesmos problemas ambientais, e temos também problemas que envolvem etnias e povos indígenas. Eles têm o povo sami, com seu próprio parlamento, e estão dispostos a preservar a cultura deste povo, evitar a aculturação - disse o presidente do Senado.
A questão do petróleo também esteve na agenda, e Sarney disse que haverá uma grande cooperação entre os dois países. E afirmou esperar que muitas empresas da Noruega venham atuar no Brasil. "Eles têm uma experiência pioneira e muito avançada na prospecção de óleo e gás em águas profundas", disse.
Perillo
Sobre a denúncia do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), de que estaria sendo vítima de um dossiê falso, o presidente do Senado disse que encaminhou o assunto à Corregedoria. Sarney acrescentou que, como conhece o senador Perillo, tem certeza de que o dossiê é falso e de que não tem a menor importância.
13/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governo cogita deixar 'royalties' do pré-sal para depois das eleições
Casagrande e Simon não aceitam deixar votação sobre royalties do pré-sal para depois das eleições
Jucá diz que decisão sobre 'royalties' deve ficar para depois das eleições.
PSDB sugere deixar para 2013 votação do veto na Lei de Royalties
PROCURADORA DIZ QUE NICOLAU, DEPOIS DE DEIXAR PRESIDÊNCIA, CUIDAVA DA OBRA DO TRT
Governo só fará licitações para o pré-sal depois que projeto sobre royalties for aprovado, diz Lobão