Sarney e parlamentares da Nova Zelândia defendem ampliação das relações comerciais
A necessidade de estreitar as relações comerciais entre Brasil e Nova Zelândia foi o tema principal do encontro entre o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente do parlamento daquele país, Loockwood Smith, nesta terça-feira (24) no Salão Nobre do Senado Federal.
Acompanhado por uma delegação de deputados neozelandeses, Smith, que visita o Brasil até esta quarta-feira, ressaltou o potencial de futuras parcerias nas áreas de produção de alimentos, de pesquisa e novas tecnologias.
- Quando olhamos para o futuro, vemos a possibilidade de investimentos econômicos mais profundos entre os dois países - assinalou.
Sarney disse que Nova Zelândia e Brasil devem buscar firmar parcerias, em especial na área de novas tecnologias.
- O mundo do futuro não será dos países grandes ou pequenos, mas dos países que desenvolverem novas tecnologias - afirmou.
Intercâmbio
Smith também citou o crescimento, nos últimos anos, do número de brasileiros inscritos em programas de intercâmbio com seu país.
Sarney assinalou que a educação é um caminho para a troca de experiências entre Brasil e Nova Zelândia e a formação de um vínculo futuro.
Presente à reunião, o senador Fernando Collor (PTB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), ressaltou a preocupação do país da Oceania com as causas ambientais e lembrou a realização, no próximo ano, da Conferência Rio+20, para debater "meios de desenvolvimento que não afetem tanto o futuro do nosso planeta".
24/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
No primeiro dia de trabalho, nova ministra das Relações Institucionais se reúne com Sarney
Nova Zelândia
Nova Zelândia
Lobão recebe deputados da Nova Zelândia
Intercâmbio de estudantes com a Nova Zelândia poderá ser ampliado
Torcida brasileira impressiona estrelas do rúgbi da Nova Zelândia