Sarney recebe convite para encontro entre países que fazem fronteira com o Norte do Brasil
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu, na manhã desta quinta-feira (21), do deputado estadual Paulo José Ramos (PR-AP), convite para participar do 1º Encontro Internacional Transfonteiriço, que reunirá Brasil, França, República da Guiana e Suriname, para discutir medidas preventivas preliminares à construção da ponte binacional que vai ligar o Brasil à Guiana Francesa (que faz parte do território francês).
O encontro será nos dias 3 e 4 de junho, na cidade de Oiapoque (AP), e seu principal objetivo, de acordo com Paulo José Ramos, é melhorar as relações do Brasil com os seus vizinhos, a fim de evitar a violência crescente praticada por agentes policiais franceses contra brasileiros que atravessam o rio Oiapoque para ir trabalhar na Guiana.
De acordo com o parlamentar, 60 mil brasileiros trabalham ilegalmente nesse departamento ultramarino da França, participando com 30% do seu PIB. O deputado disse que já existem entendimentos entre o Brasil e a França para que o Itamaraty instale na fronteira um escritório regional destinado a dar apoio a esses brasileiros.
O deputado disse ter sido informado que Sarney não poderá participar porque estará em São Paulo, acompanhando a governadora Roseana Sarney numa cirurgia para a retirada de um aneurisma.21/05/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney recebe dirigente chinês e diz que relações entre os dois países são especiais
Zambiasi recebe convite para participar de encontro de apicultores
Embaixador lamenta lentidão em obras de integração com países da fronteira norte
Sarney recebe convite para ir à Fenadoce
Sarney recebe convite para ir à exposição de Portinari
Sarney recebe convite para formatura da Aman