Sarney recebe mãe e filha do cineasta Glauber Rocha
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (1º) Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha, que está em Brasília para o lançamento da nova cópia, restaurada em sistema digital, de Terra em Transe. O trabalho de restauração foi feito pela filha do cineasta, Paloma Rocha, que anunciou para março do ano que vem o relançamento do filme em circuito nacional de cinema.
Dona Lúcia disse que quis expor ao senador o projeto de recuperação de todos os outros filmes que compõem a obra de Glauber e informar sobre a situação do Tempo Glauber, a casa-museu que abriga documentos sobre a vida do cineasta, no Rio de Janeiro,criada com o apoio de Sarney quando era presidente da República.
Segundo Paloma, foi grande a receptividade de Terra em Transe no Festival de Cinema de Brasília, pois o filme não perdeu o interesse e "continua muito atual". A filha de Glauber explicou que o negativo original foi destruído no incêndio de um laboratório na França e que um novo negativo em 35mm foi feito a partir da restauração das cópias existentes, que estavam em péssimo estado.
Paloma informou que vai prosseguir no projeto de restauração de toda a obra do pai, que será também lançada em DVD. Cada filme será acompanhado por documentos de época, entrevistas e informações sobre o trabalho de produção (making of), disponíveis no Tempo Glauber.
01/12/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Videoteca: Memorial faz homenagem ao cineasta Glauber Rocha
Videoteca: Memorial faz homenagem ao cineasta Glauber Rocha
Cultura: Videoteca do Memorial faz homenagem ao cineasta Glauber Rocha
Videoteca: Memorial da América Latina faz homenagem ao cineasta Glauber Rocha
Videoteca: Memorial da América Latina faz homenagem ao cineasta Glauber Rocha
Senado lembra 30 anos da morte de Glauber Rocha