Sarney recebe Planejamento Estratégico da Secretaria de Comunicação e defende investimento em novas tecnologias



O presidente do Senado, José Sarney, destacou nesta terça-feira (7) a importância de a Comunicação do Senado investir continuamente em novas tecnologias para informar o maior número de cidadãos sobre os trabalhos legislativos e dar transparência às atividades da Casa. Ele se manifestou sobre o tema ao participar, pela manhã, da solenidade de lançamento do Planejamento Estratégico da Secretaria Especial de Comunicação do Senado para os próximos oito anos.

Sarney lembrou seu mandato como Presidente da República, de 1985 a 1990. Na época, o atual diretor da Comunicação do Senado, Fernando César Mesquita, era seu porta-voz no Planalto. Nessa função, Mesquita coordenou o planejamento da comunicação do governo Sarney. Anos mais tarde, viria a criar o sistema de comunicação do Senado por determinação de Sarney, então presidente da Casa.

Nos últimos sete meses, a Secretaria de Comunicação - perto de completar 15 anos - mergulhou num trabalho de reflexão, na forma do planejamento estratégico. O trabalho foi feito em parceria com o Prodasen (Secretaria Especial de Informática), sob a coordenação de Luiz Eduardo Tostes e sua equipe: Carlos Eduardo Postiga, José Augusto de Oliveira, Mario Roberto de Aguiar e José Coelho Ávila.

Mesquita destacou a qualidade dos servidores do Senado e do trabalho realizado por eles no Planejamento Estratégico.

- A Comunicação Social está orgulhosa com a qualidade obtida nessa tarefa e submete o Plano à superior consideração da alta administração da Casa, na expectativa de contar com apoio da Mesa do Senado na avaliação e decisão a respeito da conveniência de sua implantação - disse ele, destacando também o esforço conjunto da Diretoria Geral, do Prodasen, da Secretaria da Mesa e da Secs, que resultou na criação do novo Portal do Senado na internet.

Desde dezembro de 2009, foram realizadas 57 reuniões do grupo de trabalho, que organizou o processo de planejamento. Somaram-se 114 horas de trabalho. Houve ainda reuniões preparatórias com os participantes, no total de 6 horas. As oficinas do planejamento propriamente dito consumiram 96 horas, em regime de imersão diária, das 9h às 18h.

De acordo com o coordenador Tostes, a metodologia aplicada foi escolhida para atender às necessidades da Secs. Mesclou métodos e conceitos consagrados na literatura sobre gestão, desde os clássicos até os contemporâneos, como Balanced Scorecard, método de avaliação do desempenho de uma organização desenvolvido em 1992 pelos professores da Harvard Business School David Norton e Robert Kaplan.




07/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria de Comunicação discute planejamento estratégico

Secretaria de Comunicação Social conclui planejamento estratégico

Vídeo | Sarney ressalta importância de planejamento estratégico para a Comunicação Social do Senado

Mesa Diretora homologa Planejamento Estratégico de Comunicação

Gás natural e novas hidroelétricas são os grandes desafios no planejamento estratégico da energia

Prodasen promove palestra sobre novas tecnologias de comunicação