Sarney recebe presidente do Senado mexicano



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (12), em seu gabinete, uma comitiva de parlamentares mexicanos tendo à frente o presidente do Senado do México, Jesús Enrique Jackson Ramirez. O estreitamento das relações bilaterais foi o principal tema da conversa, que continuou em almoço oferecido por Sarney na residência oficial da presidência do Senado com a participação de senadores, deputados, diplomatas e do ministro da Cultura, Gilberto Gil.

Um dos principais resultados da conversa foi o propósito, acordado entre os presidentes dos Senados dos dois países, de criar uma comissão parlamentar permanente que anualmente realizaria reuniões entre integrantes das Comissões de Relações Exteriores dos Congressos do México e do Brasil, com o objetivo de intensificar a aproximação entre os Legislativos.

O senador mexicano salientou a necessidade de discutir com os parlamentares brasileiros as experiências de participação em organizações de integração regionais, como a do Brasil no Mercosul e a do México da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), e manifestou o interesse de seu país em aumentar os laços com a América Latina. Ele ressaltou também a coincidência do momento político, com a discussão das reformas processando-se quase simultaneamente em ambos os países, e da preocupação com a implementação de medidas visando recuperar o crescimento econômico.

A deputada Beatriz Elena Paredes Rangel informou que em sua agenda no Brasil estão previstos contatos na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados e enfatizou a similaridade das discussões que empolgam os parlamentares nos dois países, esclarecendo, porém, que no México a reforma fiscal tomou a dianteira da previdenciária.

- Nossa visita acompanhando o presidente do Senado ao senador Sarney, um político de muito destaque no Brasil e um grande amigo do México, demonstra o grande interesse do Congresso mexicano em aprofundar suas relações com o Congresso brasileiro - afirmou a deputada.

O presidente do Senado, ao final de almoço, afirmou que esses encontros têm o objetivo de estreitar o relacionamento entre as Casas legislativas do continente.

- O México é um país fascinante, quarto parceiro do Brasil, e tem uma história rica. Temos muitos convênios de natureza cultural, científica e tecnológica. É um país importante para todos nós. Essa é uma oportunidade para falarmos mais abertamente, estreitarmos relações e trocarmos idéias - disse o senador.

Também integram a comitiva do presidente do Senado mexicano os deputados Ranulfo Marques Hernandez e Eduardo Rivera. Entre os convidados ao almoço estavam a embaixadora do México no Brasil, Cecília Souto, e a ministra-conselheira da embaixada, Alejandra Garcia, bem como o embaixador Luiz Felipe de Macedo Soares, subsecretário da América do Sul, e Marco Aurélio Garcia, assessor internacional do presidente da República, e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Clayton Campanhola.



12/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe delegação chinesa e governador mexicano

Presidente do Banco Central recebe candidato mexicano ao FMI

Sarney recebe presidente do Senado tcheco

Sarney recebe presidente do Senado da França

ACM RECEBEU PRESIDENTE MEXICANO

Festival mexicano de Cinema de Horror recebe inscrições