Sarney recebe primeiro-ministro de Portugal



Num encontro marcado pela cordialidade, o presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta segunda-feira (8) o primeiro ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, que visita o Brasil a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para participar da 7ª Cimeira Brasil-Portugal. Os chefes de Estado dos dois países assinaram declaração conjunta consolidando o relacionamento entre Portugal e Brasil.

No encontro com o presidente do Senado, foi sublinhado que Portugal é o único país europeu com o qual o Brasil mantém um relacionamento institucional regular, daí por que Durão considerou importante que empresários brasileiros aproveitem esse canal de entrada como ideal para intensificar seu comércio com os países europeus. "Tal relação de intimidade entre os dois países talvez não haja no mundo", observou Durão.

O primeiro-ministro português elogiou Sarney pelo papel desempenhado no aprofundamento das relações entre os dois países. Ele manifestou a sua alegria por estar na "Casa da democracia no Brasil" e pelo encontro Sarney. O presidente do Senado disse que o Legislativo brasileiro acabava de comemorar 180 anos, o que o tornava um dos mais velhos parlamentos do mundo.

Explicando que essa é a Casa onde se questionam todos os problemas brasileiros, Sarney lembrou que, no ano passado, o Legislativo se dedicou às reformas tributária e da Previdência, devendo este ano devotar-se à reforma do Poder Judiciário. Também se referiu ao significado democrático de o Poder Executivo brasileiro ser hoje ocupado por um operário. "Um grande exemplo para todo o mundo", concordou o primeiro-ministro português.

Durão Barroso lembrou que, no próximo dia 25 de abril, Portugal celebrará 30 anos de redemocratização. "Tudo isso foi muito importante para termos hoje um espaço democrático cada vez mais amplo", afirmou ele.

Integrava a comitiva do chefe de governo português a ministra dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Maria Teresa Pinto Basto Gouveia, além de outros representantes daquele país.

Representando o presidente da Câmara dos Deputados brasileira, o deputado Augusto Nardes (PPB-RS) participou do encontro, que contou também com o embaixador brasileiro em Portugal, Paes de Andrade, os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), Siqueira Campos (PSDB-TO) e Alberto Silva (PMDB-PI); e os deputados Paes Landim e Maurício Rabelo (PL-TO). Encerrado o encontro, Sarney comentou a sedimentação das relações entre os dois países, citando Fernando Pessoa: "nossa pátria é a língua portuguesa".



08/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe ex-primeiro ministro japonês Taro Aso

Sarney recebe primeiro-ministro de Cabo Verde

Primeiro-ministro de Portugal homenageia o Senado

Governador Cláudio Lembo visita Museu da Língua Portuguesa com primeiro-ministro de Portugal

Lisboa recebe primeiro Brazilian Day Portugal no domingo

Ministro recebe bolsistas que vão a Portugal