Sarney recebe secretário de Relações Exteriores do México
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (13) o secretário de Relações Exteriores do México, Luis Ernesto Derbez, que se encontra no Brasil com o propósito de intensificar o relacionamento bilateral e discutir temas políticos e econômicos de interesse dos dois países. Ele agradeceu a Sarney por ter o Senado eliminado o requisito do visto para os cidadãos mexicanos.
- Viemos expressar o agradecimento do nosso governo pelo trabalho do Senado na eliminação do visto - afirmou Derbez ao deixar o gabinete de Sarney.
O secretário explicou que o objetivo do encontro foi um intercâmbio de opiniões com o presidente do Senado, assim como uma troca de experiências sobre o que ainda pode ser feito para ampliar o relacionamento entre Brasil e México.
De acordo com Luis Ernesto Derbez, eles não trataram da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), o acordo comercial destinado a constituir um bloco de livre circulação de bens, serviços e capitais em todo o continente americano. O secretário disse que a conversa centrou-se mais sobre as experiências vividas pelos dois países no passado e o trabalho realizado por Sarney como presidente do Brasil.
Em 2003, o intercâmbio bilateral entre os dois países alcançou US$ 3,2 bilhões e o México foi o quinto maior destino das exportações brasileiras, atrás apenas de Estados Unidos, União Européia, Argentina e China. A visita do secretário serviu também para o exame dos temas da Cúpula América Latina e Caribe - União Européia, evento que ocorrerá em Guadalajara, no próximo mês.
13/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado do México visita o Plenário
SARNEY É O NOVO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES
Amorim recebe ministro das Relações Exteriores de Angola
Governador recebe ministro das Relações Exteriores da Alemanha
Heráclito recebe ministro das Relações Exteriores da Colômbia
Governador Serra recebe ministro das Relações Exteriores da Holanda