Satélite testado no Inpe será lançado de base nos Estados Unidos



O satélite SAC-D/Aquarius deixou as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP) e seguiu para a base onde será lançado ao espaço, nos Estados Unidos. Devido ao tamanho do satélite e seus equipamentos de apoio, a operação de transporte do objeto até o aeroporto aconteceu em duas fases, entre os dias 25 e 29 de março.

Com o embarque do satélite, fruto de cooperação técnico-científica entre Argentina e Estados Unidos, o LIT encerrou uma campanha de testes ambientais e medidas físicas que levou nove meses. “A experiência e o reconhecimento internacional trazidos por esta campanha beneficiarão os futuros programas de satélites atendidos pelo laboratório, assim como a todos os que recorrem ao LIT para testar, qualificar e aperfeiçoar seus equipamentos e produtos”, comenta o chefe do LIT, Petrônio Noronha de Souza.

Para atender à campanha de testes do satélite SAC-D/Aquarius, o LIT ampliou sua capacidade técnica e de gerenciamento. O resultado demonstrou que o laboratório está apto a receber e testar sistemas de grande porte e complexidade e simultaneamente acomodar e trabalhar em conjunto com um grande número de técnicos e engenheiros provenientes de vários países. 

Ao longo da campanha, mais de trezentos profissionais estrangeiros trabalharam nas instalações do LIT, o único laboratório do gênero no hemisfério Sul capacitado para realização de atividades de montagem, integração e testes de satélites e seus subsistemas. 


Transporte

Para a operação completa de transporte do satélite e seus equipamentos foram necessárias nove carretas, num total de 54 toneladas em equipamentos utilizados no LIT durante a campanha. Destas nove carretas, duas seguiram para a Argentina para retornar equipamentos para instalações localizadas em Bariloche e Córdoba. As sete restantes levaram ao aeroporto uma quantidade de contêineres e caixas suficientes para preencher os compartimentos de carga de duas aeronaves modelo C-17 da força aérea americana.


Fonte:
Inpe



31/03/2011 20:57


Artigos Relacionados


Satélite na Nasa testado no Inpe inicia operações em órbita

Novo satélite sino-brasileiro será lançado em 2015

Satélite feito por Brasil e China será lançado em dezembro

Brasil e China testam recepção do satélite que será lançado em novembro

Categorias de base do hipismo competem nos Estados Unidos

Agenda do etanol não pode ser criada com base nos Estados Unidos, diz assessor da Contag