Saúde: Como a ciência e a Universidade encaram os transtornos alimentares



Doenças como a anorexia e a bulimia começam com uma dieta simples e fogem do controle, levando à desnutrição e a várias outras seqüelas

Ditadura da moda, padrões de beleza, busca interminável pela magreza. São vários os fatores que nos levam a questionar a origem dos transtornos alimentares atuais. Mas essas doenças, como a anorexia e a bulimia, que começam com uma dieta simples e fogem do controle, levando à desnutrição e a várias outras seqüelas, não são apenas males da modernidade.

Um livro lançado recentemente, como um trabalho de mestrado da pesquisadora Cybelle Weinberg, orientado pelo professor Táki Athanássios Cordás, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), mostra que a existência de garotas anoréxicas remonta desde as santas da Idade Média.

Para tratar esses transtornos, que aparecem cada vez mais cedo, desde 2001 o HC conta com o Protad, que é um ambulatório de atendimento para crianças e jovens com transtornos alimentares.

Conheça

12/04/2006


Artigos Relacionados


Unicamp: HC cria ambulatório de transtornos alimentares

Saúde investe R$ 5.5 mi para tratamento de transtornos mentais em SP

Saúde: Arte vira arma contra transtornos mentais

Saúde: Arte virá arma contra transtornos mentais

Saúde: Instituto de Psicologia da USP realiza eventos sobre transtornos globais do desenvolvimento

Saúde: Instituto de Psicologia da USP realiza eventos sobre transtornos globais do desenvolvimento