Saúde e Funasa se mobilizam para fazer campanha permanente contra a dengue



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou nesta quarta-feira (9), em Brasília, que o governo fará uma campanha permanente contra a dengue. Para isso, o ministério uma equipe para fazer um check list dos problemas a serem solucionados em todos os 16 estados brasileiros considerados em estado de alerta para risco de epidemia da doença. O objetivo é investigar se faltam equipamentos ou treinamento aos servidores que trabalham nos postos de saúde no País.

O anúncio foi feito em Brasília, onde o ministro participou, ao lado do presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Faustino Lins Filho, da abertura do Dia Nacional de Mobilização da Funasa contra a Dengue. 

Atualmente, 16 estados estão com risco muito alto de enfrentar epidemia em 2011 e 70 municípios são considerados prioritários para o combate à dengue. Todos estão sendo monitorados pelo Ministério da Saúde. Até 28 de janeiro, o ministério havia recebido 26.034 notificações de casos de dengue em todo o País, além de 101 casos graves e 12 óbitos suspeitos, que estão em investigação. 

Padilha afirmou que a meta do governo é se antecipar para o caso de ocorrer uma epidemia não apenas no verão, mas manter uma vigilância constante para reduzir o número de infecções e mortes em 2011.

 

Dia Nacional de Mobilização da Funasa contra a Dengue 

Durante toda esta quarta-feira, a presidência da Funasa e as 27 superintendências regionais da fundação realizaram atividades para sensibilizar servidores, gestores, parceiros, vizinhança e a população em geral para o combate à doença. As ações incluíram, além de orientação, exposição de trabalhos do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, atividades de comunicação e educação ambiental.

“Além de preparar a rede de saúde para dar uma resposta rápida, prestando um pronto atendimento aos doentes, estamos reforçando a mobilização de toda a sociedade para evitar novos casos, especialmente casos graves e óbitos”, explicou Padilha. 

O presidente da Funasa lembrou que, além do Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) são parceiros do órgão na mobilização nacional contra a dengue. “Esse Dia Nacional ocorre simultaneamente em todo o País, envolvendo os 4.700 servidores da Funasa, atendendo a uma sugestão do próprio ministro Alexandre Padilha, quando nos visitou dois dias após tomar posse”, lembrou Lins.

 

Fonte:
Ministério da Saúde



24/02/2011 16:34


Artigos Relacionados


Funasa participa de mutirão contra dengue no Maranhão

Saúde: EMTU e Prefeitura de Santo André fazem hoje campanha contra a Dengue

Funasa doa 54 veículos para combate à dengue no Rio de Janeiro

Direitos Humanos integra campanha estadual permanente contra a tortura

Campanha: CPTM promove mutirão contra a dengue

Ministério da Saúde lança novo filme da campanha de combate à dengue