Saúde entrega mais de 18 mil cartelas de anticoncepcionais no Estado



Atendimento será realizado pela Unidade Básica de Saúde da cidade

A Secretaria de Estado da Saúde finalizou a primeira remessa de 18.340 cartelas de pílulas do dia seguinte (36 mil comprimidos) para municípios do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, por meio do Programa Dose Certa. A entrega dos produtos à população será realizada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade. A distribuição das pílulas faz parte do programa de saúde da mulher e planejamento familiar para o quadriênio 2007-2010, lançado no início do ano. Na capital, pílulas do dia seguinte e anticoncepcionais comuns estão à disposição em 20 unidades da Farmácia Dose Certa, situadas em locais de fácil acesso – estações de Metrô, trem, ônibus e centros de saúde.

Para retirar o medicamento é preciso apresentar receita médica com o nome do princípio ativo: Levonorgestrel 0,75 mg. “A pílula do dia seguinte é o último recurso para evitar gravidez, e é assim que deve ser utilizada, sempre com receita médica”, afirma o secretário Barradas Barata. No mês de julho, a secretaria iniciou a distribuição gratuita de anticoncepcionais comuns e DIUs no interior e em municípios do litoral. A entrega dos métodos contraceptivos aos municípios é feita pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) – laboratório oficial do governo estadual. 

Capacitação – Faz parte também das ações da secretaria, em seu programa de saúde da mulher, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa ação permite o diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias foi realizado em maio. Haverá ainda a capacitação de profissionais de saúde em todo o Estado para atendimento às mulheres, com ênfase no pré-natal. O programa abrange a implantação de serviços de diagnóstico para atendimento às mulheres em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) a serem instalados no interior e no litoral.

O atendimento às vítimas de violência será expandido. Unidades do Projeto Bem-Me-Quer, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública, irão para o interior paulista, para possibilitar tratamento médico e apoio psicológico. O projeto funciona no Hospital Pérola Byington, na capital, e no Conjunto Hospitalar de Sorocaba. 

Da Secretaria de Estado da Saúde 



08/24/2007


Artigos Relacionados


Pesquisa revela que mulheres estão mais satisfeitas com novos anticoncepcionais

(Fotos) - Governo do Estado entrega Centro de Saúde em Paulistânia

Saúde: Governo do Estado lança mais um serviço eletrônico na área da saúde

Estado entrega mais 4,8km da ciclovia Rio Pinheiros da CPTM

Estado entrega mais de 1.800 casas no Oeste Paulista

Estado entrega mais duas estações da CPTM