Saúde habilita Centros de Atenção Psicossocial em três estados



Para reforçar a assistência em saúde mental no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde habilitou mais cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps) nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Norte. Os Centros atendem a pacientes com transtornos mentais e também usuários de drogas.

Para a manutenção e o funcionamento desses serviços, o Ministério da Saúde garantiu recursos de cerca de R$ 1,8 milhão, por ano. Com as novas habilitações, o País passa a contar com 1.676 Caps em funcionamento.

Em agora São Paulo, são 258 Centros, além das três novas unidades. Santa Catarina contará com mais uma unidade, no município de Camboriú, que se soma às outras 75 que já estavam implementadas no estado. Já o Rio Grande do Norte terá 34 Caps no estado.

Todos os Centros do País são compostos por equipes multiprofissionais, com a presença obrigatória de psiquiatra, enfermeiro, psicólogo e assistente social, aos quais se somam outros profissionais de saúde. Todas as unidades devem ter estrutura para o acolhimento, desenvolvimento de atividades coletivas e individuais, além de realização de oficinas de reabilitação e outras atividades necessárias a cada paciente.


Fonte:
Ministério da Saúde



01/09/2011 19:15


Artigos Relacionados


Oito estados recebem 14 novos Centros de Atenção Psicossocial

Centros de Atenção Psicossocial recebem ampliação de recursos

Saúde habilita seis novos Centros de Especialidades Odontológicas

Programa de atenção domiciliar habilita mais 62 equipes para sete estados

Saúde habilita 4 novos centros de reabilitação para pessoas com deficiência física

Moradores de rua recebem atendimento psicossocial em centros especializados