Saúde: Hospital Darcy Vargas inaugura mais três brinquedotecas



Hospital foi um dos pioneiros na adoção de brinquedoteca

Desde a semana passada, o Hospital Darcy Vargas ganhou mais três brinquedotecas – uma em cada enfermaria. Agora, são cinco: no Ambulatório da Oncologia, nos segundo, terceiro, quarto e quinto andares. O Darcy Vargas está na vanguarda. Foi um dos pioneiros na adoção de brinquedoteca, há 12 anos. Hoje, de acordo com a lei, é obrigatória a instalação de brinquedotecas nas unidades de sáude que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação.

Para o diretor do hospital, Sérgio Antônio Bastos Sarrubbo, a existência de espaço lúdico ameniza o período de internação e acelera a alta hospitalar. Nas enfermarias, o acesso é restrito às crianças internadas. No Ambulatório da Oncologia, é livre aos pacientes que recebem tratamento quimioterápico e outros medicamentos, realizam exames e controles rotineiros, ou passam por consulta médica. “Ao brincar, a criança expressa suas emoções, se reorganiza e cria a ilusão de controle sobre as situações. A brinquedoteca é um espaço legitimado para este momento tão genuíno do desenvolvimento saudável”, avalia a psicóloga Norma Satie Toyofuku.

A montagem das novas brinquedotecas faz parte de uma parceria com a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC) e a rede varejista Wall Mart, que doou os móveis – mesas, cadeiras, brinquedos pedagógicos, computadores, televisões, DVDs,

04/06/2006


Artigos Relacionados


Saúde: Hospital Darcy Vargas amplia visitação de segundo acompanhante

Saúde: Hospital Darcy Vargas amplia visitação de segundo acompanhante

Hospital Darcy Vargas utiliza animais na recuperação de crianças com câncer

Amigos de patas: conheça Paraná e Namour, os cães voluntários do Hospital Infantil Darcy Vargas

Saúde: Hospital Regional do Vale do Paraíba atende três vezes mais

Pacientes do Darcy Vargas recebem ajuda de personagens infantis