Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Copa do Mundo
Devido à falha de entrega de vacinas, Secretaria reuniu doses em 140 postos no Estado
A Secretaria de Estado da Saúde está recomendando que os paulistas com menos de 46 anos que vão à Alemanha assistir a Copa do Mundo de futebol tomem vacina contra sarampo. Para isso, reuniu doses contra a doença em 140 postos espalhados por todo o Estado.
Inicialmente a Secretaria iria disponibilizar aos viajantes as doses da vacina Tríplice (sarampo, caxumba e rubéola) em todos os cerca de 3.500 postos de saúde do Estado. Mas o Ministério da Saúde não tem cumprido acordo de entregar 300 mil doses por mês e deve 620 mil vacinas a São Paulo, desde fevereiro, o que motivou a reunião das doses nestes 140 postos.
A Alemanha, assim como Espanha e Venezuela, registraram casos de sarampo recentemente, o que motivou a ação da Secretaria. Paulistas que vão aos outros dois países também devem se vacinar antes da viagem. Na Alemanha foram cerca de 1.000 casos até março deste ano. A vacina não é recomendada a gestantes.
Relacionada no calendário nacional de vacinação, a Tríplice é aplicada rotineiramente em crianças de um ano de idade _ uma segunda dose entre cinco e seis anos de idade. "São Paulo não registra casos autóctones (contraídos no Estado) desde 2001. Como a Alemanha registrou casos, em regiões que a Seleção irá jogar, a Secretaria decidiu agir com prevenção", afirma a coordenadora de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde, Helena Sato.
A lista dos postos de vacinação pode ser conferida no site do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual -
05/31/2006
Artigos Relacionados
Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia
Saúde: Secretaria indica vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia
Saúde: Secretaria inicia campanha de vacinação contra sarampo para quem vai à Bahia no Carnaval
Saúde: Quem vai assistir à Copa do Mundo na Alemanha deve se vacinar contra sarampo
Saúde: Secretaria indica prorrogação de vacinação contra paralisia infantil
Moradores das cidades-sede da Copa terão reforço na vacinação contra Sarampo e Rubéola