Saúde: Última dia para tomar vacina contra sarampo



A idéia é prevenir contra surto turistas que irão passar o Carnaval na Bahia

O Carnaval se aproxima. Nesta época do ano milhares de pessoas fazem as malas e vão curtir a folia nos quatro cantos do Brasil. Entre os destinos mais tradicionais está a Bahia, que neste momento vive um surto de sarampo, com cerca de 50 casos confirmados 58 suspeitos. É o primeiro surto no Brasil nos últimos seis anos.

Por este motivo a Secretaria de Estado da Saúde convocou os viajantes para tomar vacina contra a doença. Esta quarta-feira, 7 de fevereiro, é a última chance para passar o Carnaval totalmente sem risco, já que a vacinação deve ocorrer 10 dias antes do possível contato com o vírus.

São Paulo não tem caso da doença desde 2000. Todas pessoas devem ser imunizadas, exceto as que já foram vacinadas ou tiveram a doença. A vacina está disponível em todos os postos de saúde do Estado, inclusive nos aeroportos e rodoviárias paulistas.

A Secretaria vem promovendo em janeiro e fevereiro campanha nos aeroportos com vôos para o Nordeste (Congonhas, Cumbica e Viracopos, por exemplo) e rodoviárias, com distribuição de panfletos informativos e indicação de vacina. Na região central da capital há também distribuição de folders.

"A imunização é importante para evitar que surtos isolados como esse saiam de controle e atinjam outros estados. Se vacinar é a melhor forma de manter a doença longe de São Paulo", afirma a coordenadora de Controle de Doenças do Estado, Clélia Aranda.

Toda a campanha da Secretaria também é para alertar a população que volta da Bahia neste mês. Deve procurar um médico toda pessoa que apresente febre e exantema, acompa

02/07/2007


Artigos Relacionados


Saúde: Última chance para tomar vacina contra sarampo antes do Carnaval

Saúde: Turistas que vão à Bahia devem tomar vacina contra sarampo

Alerta: paulistas que forem para Pernambuco e Ceará devem tomar vacina contra sarampo

Saúde convoca doentes crônicos para tomar vacina contra a gripe

Hoje é o penúltimo dia para tomar a vacina contra a gripe

Paulistas têm mais um dia para tomar a vacina contra a gripe