Saúde vai apresentar à ONU plano de ação para doenças crônicas não transmissíveis



Após lançar nesta segunda-feira (18) os dados mais recentes sobre hábitos de saúde dos brasileiros, na pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), o Ministério da Saúde anunciou que prepara, para o segundo semestre de 2011, um plano de ação para controlar a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, a hipertensão, o diabetes e suas complicações.

O plano de ação será apresentado em reunião convocada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para setembro. Antes disso, o plano será apresentado a setores da sociedade civil, instituições de ensino e pesquisa e entidades da área de saúde, para que opinem sobre o documento final.

As doenças crônicas são responsáveis por mais de 64% dos óbitos no País. De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, grande parte das mortes provocadas por doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e o tabagismo, pode ser evitada.

“Quando falamos de doenças crônicas não transmissíveis, ainda existe uma percepção de que essas mortes são quase naturais de uma vida longa”, disse, durante o lançamento da pesquisa Vigitel.

Segundo Barbosa, países em desenvolvimento como o Brasil são os que registram os maiores índices de casos.

A Vigitel Brasil 2010 revela que o brasileiro está fumando menos, mas permanece sedentário e tem alimentação pouco saudável. Esta é a quinta edição da pesquisa, realizada desde 2006 por meio de entrevistas telefônicas com adultos (maiores de 18 anos). Em 2010, 54.339 pessoas foram ouvidas – cerca de 2 mil em cada capital brasileira.


Fonte:
Agência Brasil
Ministério da Saúde



18/04/2011 17:17


Artigos Relacionados


Saúde lança plano para reduzir mortes por doenças crônicas não transmissíveis

Saúde promove seminário sobre plano de ação para doenças não transmissíveis

Governo prepara plano nacional contra doenças crônicas não transmissíveis

Doenças crônicas não transmissíveis são a maior causa de morte no mundo, diz OMS

País apresenta na ONU novas políticas contra doenças crônicas não transmissíveis

Saúde lança plano para reduzir taxa de mortalidade por doenças crônicas