Seade: PIB trimestral do Estado de São Paulo
Estimativas apontam crescimento de 2,9% em 2005
As estimativas do PIB trimestral do Estado de São Paulo mostram que, em 2005, o produto paulista cresceu 2,9% em relação a 2004. No 4º trimestre, embora o PIB paulista tenha ficado estável na comparação com o trimestre anterior (0,1%), apresentou crescimento de 1,9% frente ao mesmo período de 2004.
Essa evolução é semelhante à observada para o conjunto do país, onde o PIB também pouco se alterou entre o terceiro e o quarto trimestre de 2005 (0,8%), acumulando, ao longo do ano, expansão de 2,3%. Tal constatação reafirma análises anteriores que explicam a grande aderência entre o comportamento das economias paulista e brasileira, reflexo do papel que cumpre a primeira, de grande fornecedora de insumos, bens finais e serviços técnicos a todas as unidades da federação.
A metodologia utilizada para calcular as estimativas trimestrais do PIB foi desenvolvida pela Fundação Seade, em parceria com a Secretaria de Estado de Economia e Planejamento, utilizando para seu cálculo indicadores da variação do produto de onze setores de atividade.
Seade divulga análise de investimentos no Estado de São Paulo
Seade divulga análise de investimentos no Estado de São Paulo
Seade divulga análise de investimentos no Estado de São Paulo
Seade inicia raio X das cidades de São Paulo
Seade: São Paulo em Perspectiva analisa o tema migração
Seade: Fundação divulga Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de São Paulo