Seção brasileira da agricultura familiar comemora resultados



Começa nesta quinta-feira (17) a 33ª reunião da Seção Nacional Brasileira da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar (Reaf) do Mercosul. Comandada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a Reaf tem como objetivo discutir os temas relevantes à agricultura familiar no Mercosul e preparar a delegação brasileira para a reunião semestral, que ocorrerá em Buenos Aires, capital da Argentina, entre os dias 4 e 7 de junho.

As seções nacionais da Reaf são realizadas duas vezes por semestre em cada país do grupo, que inclui ainda a Argentina, o Paraguai e o Uruguai. Neste encontro, que terá duração de dois dias em Brasília, o primeiro tema a ser discutido será a juventude rural. O GT Juventude Rural debaterá sobre a realização, em Buenos Aires, do primeiro módulo da segunda edição do Curso de Formação de Jovens Rurais. O encontro reunirá 40 jovens, dez de cada país do Mercosul.

O curso busca a capacitação dos jovens em temáticas relacionadas à integração e ao desenvolvimento da agricultura familiar nos países do Mercosul. O segundo módulo ocorrerá no Brasil, em Foz do Iguaçu, em novembro. O chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Francesco Maria Pierri, comemora os resultados obtidos pelo grupo. "A agenda da Reaf continua dinâmica. Estamos colhendo os frutos do trabalho no GT de Juventude, com a realização da segunda edição do Curso de Formação de de Jovens Rurais e também da pesquisa de acesso à terra pela juventude rural", afirma Pierri.

O chefe da Assessoria Internacional do MDA também destaca a aprovação, pelo Congresso Nacional, do Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul (FAF), que financiará as reuniões regionais e projetos de cooperação do grupo. "Após oito anos de trabalho contínuo, a Reaf continua dando mostras de sua vitalidade e da importância do debate sobre a agricultura familiar nos países do Mercosul. Estamos comemorando a aprovação, pelo Senado brasileiro, do FAF, que garante a sustentabilidade da reunião pelos próximos cinco anos", pontua Pierri.

Estarão presentes nos dois dias de encontro os representantes de diferentes órgãos e secretarias do MDA, bem como de organizações da sociedade civil, como Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf) e União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), entre outras.

Os participantes discutirão ainda diversos outros temas, como o acesso à terra e a reforma agrária nos países do Mercosul, a adaptação às mudanças climáticas e a Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), cuja primeira conferência nacional brasileira, patrocinada pelo MDA, ocorreu em Brasília em abril.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



17/05/2012 15:37


Artigos Relacionados


Safra da agricultura familiar tem melhores resultados

Agricultura familiar brasileira é destaque no Chile

Criada Associação Brasileira da Agricultura Familiar Orgânica

Etiópia aprende sobre agricultura familiar brasileira

Especialistas do governo: bons resultados da agricultura brasileira devem continuar

Gleisi Hoffmann comemora resultados recentes da economia brasileira