Secretaria da Educação recua e marca exames supletivos para outubro



Os 259 mil estudantes que prestarão os exames supletivos, neste ano, no Estado, foram beneficiados pela alteração das datas das provas das nove matéria do 2º grau, para os dias 18 e 19 de outubro, e as das cinco matérias do 1º grau, para 30 e 31 de outubro. A SEC, alegando falta de tempo para confeccionar os diplomas para efeito do vestibular, queria antecipar as datas para agosto.

Porém, acabou cedendo às pressões das lideranças de alunos e professores do Vale do Sinos, do Paranhama e do Caí que, através do deputado Jair Foscarini (PMDB), denunciaram na Comissão de Educação da Assembléia, em junho, o prejuízo que todos teriam com a redução do período de estudos em quatro meses.

"Um problema menor, de natureza burocrática, pede outra solução que não seja mais sacrifício do precioso tempo de estudo dos alunos do supletivo, um sistema já concentrado. Mesmo com a mudança da SEC, apelamos ao deputado Foscarini para que continue nos apoiando para ampliar o tempo de preparação ainda mais. Queremos os exames de volta a dezembro, mês em que eram realizados há 39 anos, até que o atual Governo o reduziu", disse o professor Ênio Nunes Cavalheiro, de Novo Hamburgo, que lidera o movimento.

Os estudantes procuram os exames supletivos para complementar a formação escolar que não conseguiram no ensino regular por falta de vagas ou por dificuldades pessoais, principalmente a necessidade de buscar emprego para o próprio sustento.

07/22/2002


Artigos Relacionados


Secretaria da Educação recebe inscrições para exames supletivos até dia 27

Educação: Secretaria garante exames supletivos em todo o Estado

Educação: Exames supletivos são adiados para 8 de janeiro

Educação: Inscrições para os exames supletivos 2006 são prorrogadas

Educação: Inscrições para os exames supletivos 2006 são prorrogadas

Educação: Inscritos para Exames Supletivos fazem prova neste domingo