Secretaria de Agricultura promove projeto para produtores no Pontal do Paranapanema



Macaúba serve como fonte de produção de biodiesel para agricultura familiar

Um projeto de consolidação da cadeia do biodiesel de macaúba com a agricultura familiar será desenvolvido no Pontal do Paranapanema (SP). O objetivo é promover a geração de renda, segurança alimentar e o uso e conservação da biodiversidade local. O trabalho será feito pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios da Secretaria de Agricultura de São Paulo, em parceria com Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP) e outras instituições. 

A macaúba é uma palmeira nativa do Estado de São Paulo e se apresenta como uma alternativa para a agricultura familiar. Segundo o pesquisador Joaquim Adelino de Azevedo Filho, do Polo Leste Paulista/APTA Regional, a planta pode produzir mais de 5.000 kg de óleo por hectare, com baixo custo, devido a sua ampla adaptação aos diferentes tipos de solos e condições ambientais. Assim, permite que a agricultura familiar possa integrar a cadeia produtiva do biodiesel.

O trabalho será realizado nas comunidades rurais de Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio e Caiuá, localizadas no Pontal do Paranapanema, região sudoeste do Estado de São Paulo. O público beneficiado será composto basicamente de agricultores assentados, além de técnicos e pesquisadores de instituições parceiras. 

 



07/18/2012


Artigos Relacionados


Justiça: Secretaria promove “Cúpula da Terra” no Pontal do Paranapanema

Itesp promove plantio de 8 mil mudas no Pontal de Paranapanema

Secretaria da Justiça entrega mais títulos de propriedade no Pontal do Paranapanema

Justiça: Secretaria da Justiça e Incra estarão em maio no Pontal do Paranapanema

Agricultura: Pesquisadores da Apta ajudam produtores de banana do Médio Paranapanema de SP

Agricultura: Pólo Regional de Desenvolvimento do Médio Paranapanema auxilia produtores de banana