Secretaria de Direitos Humanos cria Comitês de Enfrentamento à Homofobia
Em 2011, foram denunciadas 6.809 violações aos direitos dos LGBT
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), em parceria com o Conselho Federal de Psicologia (CFP), anunciou a criação de Comitês Estaduais de Enfrentamento à Homofobia.
O anúncio foi feito por ocasião do Dia Mundial do Orgulho LGBT- Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, nessa quinta-feira (28). De acordo com a secretaria, os comitês terão como principal missão monitorar a execução de políticas públicas, acompanhar ocorrências de violências homofóbicas para evitar a impunidade e trabalhar para a sensibilização dos poderes públicos para a garantia de direitos do segmento.
“Diante da gravidade das violações aos direitos humanos, é fundamental termos comitês instalados em cada estado brasileiro para o enfrentamento à violência contra o segmento”, afirmou a ministra Maria do Rosário.
A ministra divulgou dados do Relatório Sobre Violência Homofóbica no Brasil. Entre janeiro e dezembro de 2011, foram denunciadas 6.809 violações aos direitos humanos contra a população LGBT, envolvendo 1.713 vítimas e 2.275 suspeitos.
A média de violações diárias no período foi de 18,6. A maioria dos agressores (61,9%) são conhecidos da vítima. O perfil das vítimas é de 34% do gênero masculino, 34,5% do gênero feminino, 10,6% travestis, 2,1% de transexuais e 18,9% não informado. A maioria das denúncias (41,9%) foi feitas ao Disque 100 pela própria vítima.
Leia mais:
Cultura cria Comitê Técnico LGBT
Turistas gays poderão casar em Buenos Aires, mas Brasil não reconhecerá uniões
Infraero divulgará campanha de direitos humanos contra a homofobia
Orçamento 2012 para população LGBT será 64% maior em relação a 2011
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
29/06/2012 14:22
Artigos Relacionados
Secretaria de Direitos Humanos faz acordo com estados para enfrentar homofobia
Direitos Humanos propõe pacto nacional pelo enfrentamento às drogas
Direitos Humanos lança selo contra homofobia
Projeto que criminaliza homofobia volta à Comissão de Direitos Humanos
Projeto que criminaliza homofobia está na pauta da Comissão de Direitos Humanos
Mercosul cria instituto para debater direitos humanos