Secretaria de Direitos Humanos firma parceria para análise e preservação de documentos
A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, e reitores de cinco universidades federais assinaram, na última sexta-feira (11), em Brasília, um protocolo para a criação dos Observatórios do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades Brasileiras.
Durante a assinatura do termo, a ministra ressaltou a importância da formação de redes de apoio para facilitar o acesso as informações para Comissão Nacional da Verdade.
Segundo a ministra, existem mais de 20 milhões de documentos a serem analisados. “Ao instituirmos esta cooperação estamos ao mesmo tempo fomentando as pesquisas, trabalhando os conceitos do Direito à Memória e à Verdade nas Universidades, e ajudando a trazer para juventude brasileira, a compreensão de sua própria história”, esclarece.
No evento, foi assinada também, cooperação entre o Arquivo Nacional e a secretaria, com o objetivo de facilitar o acesso das universidades a documentos sobre o período da ditadura. Segundo a assessora do Projeto Memórias reveladas do Arquivo Nacional, Inês Stampa, a iniciativa será de extrema importância, tanto para o que já vem sendo feito, como para difundir as pesquisas junto às universidades.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
17/11/2011 14:13
Artigos Relacionados
Caixa firma acordo firma parceria com Secretaria de Promoção da Igualdade Racial
Comissão de Direitos Humanos inicia reunião para análise de projetos
Secretaria de Desenvolvimento Social firma parceria com a Apae/SP
Universidade da Califórnia firma parceria com Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano
População de Gramado busca preservação dos direitos humanos
Direitos Humanos define nomes para secretaria