Secretaria Geral da Mesa buscou modernizar seu trabalho em 2011



Em 2011, a Secretaria Geral da Mesa (SGM) implantou ações que modernizaram seu serviço e permitiram mais agilidade ao processo legislativo. As pautas das comissões e os resultados das reuniões passaram a ser oferecidas pela internet, no site do Senado. Por meio das notas taquigráficas, os eventos em andamento no Plenário e nas comissões podem ser acompanhados em tempo real.

À SGM compete prestar assessoramento direto e imediato à Mesa no desempenho de suas atribuições constitucionais, legais e regimentais. Em outras palavras, além de várias atribuições, a SGM presta auxílio no andamento das sessões do Plenário.

Outra ação implementada foi a criação de uma página no portal do Senado, chamada de Consolidações Temáticas. A ideia permite disponibilizar, em um único endereço, informações do Senado e do Congresso Nacional, como a relação das indicações de autoridades aprovadas pelo Senado e os quadros comparativos de diversas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) e Leis Orçamentárias Anuais (LOAs) de vários anos.

A SGM também implantou o LexEdit, que é um editor de emendas a projetos por sistema de informática. O sistema ajuda na elaboração de emendas a matérias, proporcionando maior segurança no processo legislativo. Com um número cada vez maior de documentos eletrônicos, a secretaria também colaborou com a economia de papel e com medidas ecologicamente corretas. 

Metas 

Para 2012, a SGM vai seguir no processo de modernização de suas rotinas. Já a partir de fevereiro, o trabalho das comissões será agilizado, com a adoção de tablets com todos os documentos que integram a pauta de cada reunião.

A Secretaria Geral também pretende implantar um novo portal destinado ao trabalho das comissões. O novo portal vai oferecer, de modo integrado, informações e serviços de diversas áreas do Senado Federal, para que o cidadão possa acompanhar o andamento das reuniões e obter, a qualquer momento, as informações sobre os temas debatidos nas audiências públicas. Os debates no Plenário e nas comissões vão ser incrementados com um banco de dados, que vai disponibilizar as decisões da Presidência, as questões de ordem apresentadas e seus desdobramentos. 

Transparência

Uma nova ferramenta de pesquisa legislativa também deverá ser implantada no portal do Senado, de forma a facilitar a busca de informações. A Secretaria Geral da Mesa também vai ofertar à sociedade, de forma estruturada e tratável por computador, o conjunto das informações legislativas mais relevantes para acompanhamento e pesquisa, permitindo ao usuário organizar os dados que mais lhe interessam de forma mais flexível, fácil e transparente.

Em outra ação, será implantado o portal e-Cidadania, permitindo maior participação dos cidadãos nos debates em curso, no próprio processo legislativo e na atividade de fiscalização.



22/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores elogiam trabalho da ex-secretária-geral da Mesa

Secretária-geral da Mesa e diretora-geral participam de reunião da reforma administrativa

CARREIRO EXPLICA PAPEL DA SECRETARIA GERAL DA MESA

Subcomissão de Reforma Administrativa recebe secretária-geral da Mesa

Senado foi produtivo mesmo em ano eleitoral, diz secretária-geral da Mesa

Secretaria-Geral e movimentos instalam Mesa de Negociação de Moradia Urbana