Secretaria inicia preparação de professores para reforma ortográfica



17 mil professores são capacitados em fase inicial; Secretaria da Educação produzirá cartilhas com as novidades

A reforma ortográfica brasileira, que tem prazo para ser efetivada até o início de 2013, começa a alterar o dia-a-dia dos professores em São Paulo. A Secretaria da Educação, que reúne cerca de 250 mil professores, supervisores e diretores de escola, iniciou nesta segunda quinzena de outubro um pacote de treinamento que irá abranger toda a rede.

Cerca de 17 mil professores e professores-coordenadores da rede estadual estão recebendo, por videoconferências, treinamento sobre as novas regras para a língua portuguesa. Estes educadores, de diferentes disciplinas, terão a função de difundir conhecimento em suas respectivas unidades.

Todos os professores agora capacitados são do Ensino Médio. A Secretaria fará outras videoconferências, ainda este ano, para o Ensino Fundamental.

Outra medida já definida pela Secretaria é a criação de uma cartilha com todas as mudanças, a ser distribuída para os educadores da rede estadual. Mais: a expectativa da pasta é lançar os cadernos dos professores de língua portuguesa (distribuídos a todos os docentes da disciplina a cada bimestre) respeitando as regras da nova ortografia.

"Temos prazo até o fim de 2012, mas já começamos a capacitar os professores. É um trabalho difícil, na maior rede do Brasil. Por isso o começo já em 2009", afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Da Secretaria da Educação



10/28/2008


Artigos Relacionados


Professores são treinados para reforma ortográfica

Professores recebem treinamento sobre reforma ortográfica

Adelmir Santana: Reforma ortográfica representa nova era para países de língua portuguesa

Secretaria da Educação inicia segunda fase do programa de capacitação de professores em informática

TV Senado discute reforma ortográfica da língua portuguesa

Agência Senado adota novas regras da reforma ortográfica