Secretaria promove encontro para debater atendimento especializado às mulheres em situação de violência
O papel das delegacias no enfrentamento à violência contra as mulheres é o tema do encontro nacional que acontecerá, nos dias 7 e 8 de agosto, em Brasília. O evento é promovido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM) e pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Com programação que marca o debate sobre a atuação da autoridade policial nos casos de violência de gênero, a iniciativa tem como público-alvo delegados e responsáveis por equipes de atendimento às mulheres. De acordo com dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, 60% dos encaminhamentos para os serviços públicos são direcionados à segurança pública.
“A autoridade policial representa a porta de entrada para o atendimento. Essa autoridade é composta por delegacias e profissionais da segurança pública e está definida na Lei Maria da Penha”, explica Aparecida Gonçalves, secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM. Segundo ela, o encontro é uma oportunidade para discutir o fim da impunidade frente aos casos crescentes de violência, tendo como referencial os seis anos da Lei Maria da Penha, a serem completados em 7 de agosto.
O evento tem como objetivo fortalecer as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deams) e pactuar as Normas de Atendimento às Mulheres, de acordo com a Lei Maria da Penha. Também faz parte da estratégia de alcance das metas do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher cobrir 10% dos municípios brasileiros com serviços especializados à mulher em situação de violência e aumentar em 30% a quantidade dos serviços em todo o País.
As inscrições para o encontro serão abertas no período de 1º a 30 de junho. E as solicitações de informação poderão ser encaminhadas para o e-mail
Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres
28/05/2012 17:03
Artigos Relacionados
Mulheres ganham atendimento especializado em Goiás
Justiça: Secretaria promove encontro entre mulheres quilombolas
Vítimas de violência doméstica podem ter atendimento especializado no SUS
Secretaria de Políticas para as Mulheres debate enfrentamento da violência contra as mulheres
Saúde: Secretaria Estadual da Saúde promove encontro sobre assistência às mulheres portadoras do vír
Fórum discute Unidades Móveis para Mulheres em Situação de Violência