Secretário da Igualdade Racial pede a Sarney apoio para estatuto
O secretário da Promoção da Igualdade Racial do PMDB de São Paulo, Osvaldo Ribeiro, esteve nesta quinta-feira (12) com o presidente do Senado, José Sarney, a quem pediu apoio para o Estatuto da Igualdade Racial, em fase de votação na Câmara. Ele agradeceu ao presidente do Senado a contribuição que sempre deu às políticas públicas de combate à desigualdade racial e entregou-lhe documento intitulado "Carta do Movimento Negro do PMDB à Nação Brasileira".
Lembrando que, no momento de promulgação da Constituição de 1988, Ulysses Guimarães declarou ter ódio e nojo contra a ditadura, o documento diz que este é o momento de o PMDB também declarar "ódio e nojo ao racismo". No texto, o partido exige a imediata punição de todos aqueles que violentam a cidadania e os direitos individuais da maioria da população brasileira, principalmente aqueles que o fazem na condição de agentes públicos.
Acompanhado de vários representantes do Movimento Negro, Osvaldo Ribeiro repudiou o crime cometido pela Polícia Militar de São Paulo contra o dentista Flávio Ferreira Sant"Ana, dizendo que a ação policial revelou claro ato de racismo. Também afirmou que, quando é negado a remanescentes de quilombos o direito de hospedagem numa pensão de Brasília, isso mais uma vez revela preconceito racial.
Na opinião de Osvaldo Ribeiro, o Brasil não iniciou bem a discussão sobre as políticas afirmativas.
- Nós sabemos de sua profundidade, da sua beleza jurídica, que ela pode solucionar uma série de coisas, mas o encaminhamento não tem sido dos melhores, por isso estamos aqui - disse. Ele recebeu de Sarney o apoio para a realização, no fim do mês, de encontro nacional para tratar da questão racial.
12/02/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Edson Santos pede a Sarney pressa no Estatuto da Igualdade Racial
Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares pede apoio à regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial
Para Sarney, Estatuto da Igualdade Racial resgata maior dívida do Brasil
Paim entrega a Sarney requerimento para votação do Estatuto da Igualdade Racial em Plenário
Sarney comemora aprovação do Estatuto da Igualdade Racial
Sarney recebe relator do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara