Secretários estaduais aprovam Compromisso Nacional pela Participação Social
Foi aprovada, nesta quinta-feira (26), minuta do Compromisso Nacional pela Participação Social. A decisão saiu após a 3ª Reunião com Secretários Estaduais sobre o tema da participação social, promovida pela Secretaria-Geral da Presidência da República. Além disso foi definido o calendário de adesão por parte dos estados e municípios.
O texto, que ficou em consulta pública entre 18 de julho e 6 de setembro, visa estabelecer diretrizes para a promoção da participação social como método de governo e para o fortalecimento dos mecanismos e instâncias de diálogo entre estado e sociedade civil, com vistas à consolidação da democracia participativa no País.
Participaram da reunião representantes de 15 Estados e do DF e representantes de Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG). O ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, abriu o encontro e disse que o Compromisso representa uma mudança de cultura e uma transformação no método de governar.
O texto do Compromisso Nacional pela Participação Social é reflexo dos debates entre os governos federal, estadual e municipal sobre a necessidade de reconhecer a participação social como estratégia para a democratização das decisões sobre políticas públicas. A reunião de secretários foi formatada para ouvir todos os presentes, colher sugestões e opiniões e ampliar o debate sobre o tema.
Calendário
O cronograma do Compromisso também foi aprovado. Homologado pelo pleno dos secretários, ele será agora submetido à avaliação dos demais entes da Federação para posterior adesão e, 120 dias após isso, será publicado o plano de ação. Também foi sugerida a criação de um fundo de participação social.
Participação Social
A Política Nacional pela Participação Social (PNPS) também foi debatida. O decreto que institucionaliza essa política visa fortalecer os mecanismos e as instâncias de participação social e diálogo entre o governo federal e a sociedade civil, estabelecendo os objetivos que afetam a gestão governamental como um todo e explicitar os princípios e diretrizes a serem observados pelos órgãos do governo federal. As sugestões apresentadas ao tema durante a consulta pública ainda podem ser visualizadas, assim como todas as contribuições, no www.psocial.sg.gov.br , apenas não é mais possível adicionar novas sugestões.
Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da Republica
27/09/2013 10:22
Artigos Relacionados
Municípios do Xingu aderem ao Compromisso pela Participação Social
Ministra e secretários estaduais de Assistência Social traçam estratégias para o Brasil Sem Miséria
Alckmin participa do 53° Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento
Governo e secretários estaduais de Assistência Social definem nesta 4a agenda conjunta de combate à fome
Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Ciência e Tecnologia é realizado em São Paulo
3º Encontro Nacional debate Participação Social