Segundo vice-ministro das Relações Exteriores da China é novo embaixador no Brasil



O governo da China nomeou como embaixador no Brasil o segundo vice-ministro das Relações Exteriores, Li Jinzhang. Na hierarquia do ministério, Li Jinzhang, de 57 anos, era o segundo dos sete vice-ministros. Ele ocupou vários postos em países sul-americanos. Também foi diretor do Departamento de Assuntos Latino-Americanos do Ministério das Relações Exteriores da China.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da China, desde 2009 a embaixada em Brasília é ocupada por profissionais mais gabaritados do governo chinês. Para diplomatas brasileiros, a escolha de Jinzhang indica a importância que o Brasil representa para o governo chinês ao escolher o segundo nome do ministério.

Nos últimos anos, a China se tornou o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos. O Brasil e a China integram o bloco de economias emergentes, o Brics, do qual também fazem parte a Rússia, a Índia e a África do Sul. A próxima reunião do grupo será na Índia em março.

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

 

Fonte:
Agência Brasil



30/01/2012 12:21


Artigos Relacionados


Sarney recebe vice-chanceler de Israel e novo embaixador da China no Brasil

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores

Brasil é um país sem inimigos, diz ministro das Relações Exteriores

Sarney recebe vice-presidente do parlamento chinês e lembra relações entre Brasil e China

Ministro das Relações Exteriores visita Japão para levar mensagem de solidariedade do Brasil

Ministro das Relações Exteriores de Cuba inicia visita ao Brasil nesta quarta-feira (28)