Segurado do INSS tem 60 dias para sacar benefício da folha de dezembro



Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que não são sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos ao INSS pelas instituições pagadoras e o benefício é bloqueado. Para desbloqueá-lo, o segurado precisa ir até a Agência da Previdência Social (APS) que mantém o benefício, para reativar o depósito. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Previdência Social nesta sexta-feira (6).

A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como, por exemplo, o saque do benefício de segurado já falecido. Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS. O instituto, por sua vez, bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá até a APS responsável pelo seu benefício, para regularizar o pagamento.

Para fazer o desbloqueio do cartão na APS, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista. Na folha de dezembro, que se encerra nesta sexta-feira, 7.777 benefícios estavam suspensos porque os beneficiários não sacaram no prazo de 60 dias.

 

Benefícios

Na folha de dezembro de 2011, o INSS investiu R$ 17.033.146.396,73 no pagamento de 20.473.722 benefícios a segurados da área urbana e R$ 4.166.464.690,93 no pagamento de 8.577.701 benefícios a segurados da área rural, totalizando o pagamento de 29.051.423 benefícios em todo o País.

 

Segurança

O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção. Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha para terceiros. Assim como nos cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.

O INSS recomenda que, em caso de dúvida no momento do saque no terminal de autoatendimento, o segurado procure um funcionário do banco e nunca peça ajuda a pessoas estranhas à instituição bancária.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social

 

06/01/2012 12:24


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