Segurados com conta na Caixa Econômica Federal podem consultar extrato previdenciário pela internet
A consulta ao extrato previdenciário já está disponível para os correntistas da Caixa Econômica Federal cadastrados no Internet Banking Caixa (IBC). O correntista do banco que algum dia contribuiu para a Previdência Social como empregado, trabalhador avulso, segurado facultativo ou contribuinte individual pode consultar os seus recolhimentos e salários de contribuições através do site da instituição.
Para efetuar a consulta, basta clicar no link Extrato Previdenciário, disponível no menu Cidadão On-Line, no lado direito da página principal do Internet Banking Caixa. É necessário possuir senha de acesso à conta bancária e, em alguns casos, o sistema pode solicitar a digitação do Número de Inscrição do Trabalhador (NIT/PIS/Pasep/NIS/SUS).
Com este novo serviço, o trabalhador e o contribuinte individual podem consultar os recolhimentos feitos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de julho de 1994 e verificar se os seus vínculos, remunerações, salários de contribuição e/ou benefícios previdenciários estão conforme sua vida laboral até o momento da emissão desse extrato.
Também podem identificar as divergências nas informações apresentadas no extrato previdenciário e agendar atendimento na Agência da Previdência Social, através da Central 135 ou por meio do site da Previdência Social para o acerto das inconsistências.
O serviço esteve, inicialmente, disponível apenas para funcionários da Caixa, em ambiente intranet. Na fase experimental, 73 mil empregados cadastrados no IBC tiveram acesso ao serviço e, na expansão nacional, 5,4 milhões de clientes já podem utilizá-lo.
Com a inclusão do extrato previdenciário no IBC, o cliente terá comodidade de verificar e conferir todos os registros da sua vida laboral sem precisar comparecer a uma agência da Previdência Social.
Segundo o superintendente nacional de Programas Sociais da Caixa, Ivan Domingues das Neves, "a iniciativa representa a oportunidade de oferecer um serviço diferenciado ao cliente e fortalecer a atuação com o INSS, além de garantir ao cliente informações seguras e úteis em ambiente único".
Fonte:
Ministério da Previdência Social
23/03/2012 20:17
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