Segurados do INSS em municípios atingidos por enchentes em SC terão benefício antecipado



A Previdência Social irá antecipar o valor de uma renda mensal a beneficiários que recebem ou residem em 12 municípios dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, contanto que solicitem o adiantamento. A medida foi autorizada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela Portaria nº 580, do Ministério da Previdência Social (MPS), publicada nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União. O objetivo é ajudar beneficiários que estejam em dificuldades por causa da situação de calamidade pública, reconhecida pelo governo federal, nesses estados, atingidos por chuvas nos últimos dias. 

A medida vale para os segurados que recebem benefícios de prestação continuada previdenciários ou assistenciais. O termo de opção solicitando o adiantamento de uma renda mensal pode ser assinado pelo segurado no mesmo banco em que recebe o pagamento, a partir de 13 de outubro. Não terão direito ao adiantamento aqueles segurados que recebem benefícios temporários, como o auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio-reclusão. 

São dez municípios de Santa Catarina: Agronômica, Aurora, Brusque, Ituporanga, Laurentino, Lontras, Presidente Getúlio, Rio do Oeste, Rio do Sul e Taió; além de Antonina, no Paraná, e Eldorado em São Paulo.

Além do adiantamento da renda, o INSS também vai antecipar o calendário de pagamentos mensais para o dia 25 de outubro, data prevista para o início dos depósitos da folha de outubro. Nesta data, todos os segurados poderão sacar o beneficio.

O adiantamento será devolvido em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento referente ao mês de março de 2012.

Mais informações na Central 135. A ligação é gratuita quando originada de telefone fixo e tem o custo de ligação local quando feita de celular.

 

Fonte:
Ministério da Previdência Social



28/09/2011 12:17


Artigos Relacionados


Segurados do INSS de sete municípios do Rio terão benefício depositado na terça-feira (25)

Segurados do INSS com benefício terminado em 4 ou 9 recebem nesta quinta (4)

Segurados que podem requerer benefício em janeiro recebem carta do INSS

Segurados do INSS têm até 60 dias para sacar benefício da folha de janeiro

Segurados do INSS têm 60 dias para sacar benefício da folha de novembro

Segurados do INSS com finais 3 e 8 recebem benefício nesta sexta-feira