Segurança: Farol Verde abre caminho para inclusão digital
Projeto atende crianças carentes do Jardim Aeroporto, Brooklin e Campo Belo
A 4ª edição do Projeto Farol Verde estréia uma nova fase às crianças carentes da região do Jardim Aeroporto, Brooklin e Campo Belo. Enquanto a primeira etapa promoveu o estreitamento da relação entre a Polícia Militar e a comunidade, esta pretende propiciar a implementação de ações concretas, sendo o carro-chefe desta meta a inclusão digital promovida por meio de aulas para introdução à informática.
A parceria entre o 12º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (BPM/M) e a Faculdade Ítalo Brasileira tornaram mais um sonho possível. Além de retirar as crianças dos faróis e mantê-las distantes da criminalidade, as aulas serão fundamentais à formação pessoal e intelectual.
A iniciativa tem como objetivo reduzir a presença de crianças e adolescentes nas ruas e evitar o cometimento de pequenos delitos incitados pela oportunidade ou por influências negativas de pessoas que freqüentam o mesmo espaço público.
Participarão do curso 24 crianças - com faixa etária de 10 a 12 anos - escolhidas pelas ONGs Alquimia e Centro de Integração e Promoção Social (CIPS). As aulas ocorrerão nos dias 28 de maio, 04 e 18 de junho, das 10 às 14 horas, e serão orientadas por uma professora de informática da faculdade, dois monitores de alunos e dois policiais militares do 12º BPM/M (Batalhão da Polícia Militar Metropolitano).
Segundo o tenente-coronel Marcos da Silva Luz, comandante do Batalhão, a primeira fase consistiu em fixar a mensagem do projeto para a busca de novas parcerias. Agora, será a vez das ações voltadas ao atendimento às crianças com o intuito de incluí-las socialmente. “Quando vemos as crianças comendo lanchinho, mexendo no computador, percebemos que o caminho é este e não levá-las às delegacias”, complementa.
O desenvolvimento do projeto só se torna possível quando instituições e entidades se dispõem a trabalhar em conjunto com a Polícia Militar. Nesta etapa, são incentivadores e apoiadores a Faculdade Ítalo Brasileira, as ONGs Alquimia e CIPS, Rádio Comunitária Voz Ativa, JP Salva Emergências Médicas Diferenciadas e o 12º BPM/M.
Domingo de alegria
No último domingo, as 24 crianças tiveram a primeira aula de informática na Faculdade Ítalo Brasileira, localizada na avenida Jandira, 455, em Moema, na Zona Sul da Capital . O aprendizado sadio foi garantido com lanches e sucos distribuídos no horário do almoço. Para a diversão, os pequenos alunos receberam presentes, brindes e lembranças como brinquedos, ímãs e adesivos.
05/24/2006
Artigos Relacionados
Segurança: Projeto Farol Verde procura promover a inclusão digital de jovens carentes
Segurança Pública: Projeto Farol Verde movimenta o domingo na Zona Sul
Segurança: Projeto Farol Verde vai movimentar o Campo Belo neste sábado
Segurança: Projeto Farol Verde vai movimentar o Campo Belo neste sábado
Diploma abre caminho para inclusão produtiva
Curso de inclusão digital para a terceira idade abre inscrições dia 18