Seis empresas de telefonia se inscrevem em leilão para cobertura de área rural



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta-feira (6), que a participação de seis grupos no leilão das faixas de frequência para a tecnologia 4G e para a oferta de telefonia móvel e internet na área rural ficou dentro do esperado pelo governo. “Vai ter disputa porque as faixas não são iguais, têm tamanhos diferentes e algumas têm mais vantagens que as outras. Então, as empresas vão brigar para pegar as melhores”, disse o ministro.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu a documentação e proposta para participação no leilão das empresas privadas de telefonia, Claro, Tim, Oi, Vivo, Sky e Sunrise Telecomunicações, sendo que a Claro e a Tim credenciaram duas empresas cada. A abertura dos envelopes vai acontecer na próxima terça-feira (12).

No leilão para a tecnologia 4G, o vencedor será aquele que oferecer o maior preço pela outorga. Se todos os lotes ofertados forem vendidos, a expectativa da Anatel é arrecadar R$ 3,85 bilhões com a licitação. Já para a faixa de 450 MHz, que servirá para ampliar a cobertura dos serviços de telefonia e internet na área rural, vai ganhar a licitação quem oferecer o menor preço para o consumidor.

Segundo cronograma do edital, todos os municípios com mais de 100 mil habitantes terão cobertura 4G até 31 de dezembro de 2016. As cidades-sede da Copa das Confederações terão a nova tecnologia até 30 de abril de 2013, e as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço até 31 de dezembro de 2013.

 

Fonte:
Portal da Copa

 

 



06/06/2012 19:20


Artigos Relacionados


Seis grupos se cadastram para participar do leilão de 4G e telefonia móvel rural

Vencedores do leilão de telefonia 4G terão que ampliar cobertura 3G nas pequenas cidades

Empresas de telefonia móvel deverão ampliar cobertura nas estradas

Empresa estrangeira quer operar telefonia e internet na área rural

Sete grupos se inscrevem para disputar o leilão da BR-163/MT

Grupos se inscrevem para disputar leilão de rodovias no DF, GO e MG