Seleção busca melhores práticas de infraestrutura voltadas para o Semiárido



Propostas de infraestrutura para ampliar e qualificar a capacidade produtiva, de armazenamento, de transporte e comercialização dos empreendimentos da agricultura familiar são o foco da seleção de Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços dos Territórios (Proinf) 2013. As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro. 

De acordo com o edital publicado pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário, podem participar da seleção órgãos da administração pública estadual, municipal e do Distrito Federal, bem como instituições privadas sem fins lucrativos e cooperativas - desde que seu estatuto e objetivo social estejam de acordo com o objeto contratado.

 

O Proinf busca também o fortalecimento dos sistemas produtivos em convivência com o semiárido e qualificando serviços públicos de inspeção sanitária, armazenamento, transporte e comercialização nos territórios rurais e da cidadania.

 Obtenha mais informações pelo link

O Proinf

O programa apoia, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU), ações de municípios, consórcios públicos, estados e União, na forma de investimentos destinados às comunidades rurais e parceiros estratégicos do MDA localizados em territórios rurais. 

A ação tem por ?nalidade ?nanciar os projetos estratégicos para o desenvolvimento territorial de?nidos nos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PTDRS) dos territórios rurais, tendo como foco investimentos voltados para a inclusão produtiva, o fortalecimento da gestão social e das redes sociais de cooperação e o estímulo a uma maior articulação de políticas públicas nos territórios.

A iniciativa é voltada para agricultores e agricultoras familiares dos territórios rurais. A agricultura familiar é uma categoria que engloba diversos sujeitos políticos e envolve assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, marisqueiras, ribeirinhos, extrativistas, seringueiros, moradores de áreas de fundo de pasto, retireiros, torrãozeiros, geraizeiros, catadeiras e quebradeiras de coco, vazanteiros, ciganos, pomeranos, pantaneiros, caatingueiros, caiçaras, cabanados, entre outros. 

 

Fontes:

Ministério do Desenvolvimento Agrário

Ministério da Agricultura



24/08/2013 16:34


Artigos Relacionados


São Paulo premia as melhores práticas inclusivas para pessoas com deficiência

Caixa prorroga inscrições para prêmio de melhores práticas em gestão local

Febrace: critérios para seleção dos melhores projetos

Prorrogado prazo para seleção de boas práticas em educação ambiental

SP premia as melhores práticas de gestão

Guia da Previdência aborda melhores práticas em investimento