Seleção unificada para o ensino técnico será aberta em agosto



O Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) será aberto em agosto para facilitar o acesso aos cursos técnicos e de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que alcançou a marca de 4 milhões de matrículas. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (22), pela presidenta da República, Dilma Rousseff. 

Pensado nos moldes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos a vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que tem como foco instituições particulares, o Sisutec servirá para preencher vagas no ensino técnico.

A seleção para o Sistema será baseada na nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S, escolas técnicas das redes estaduais e universidades informarão o número de vagas disponíveis no cadastro do Sisutec. O estudante terá acesso on-line ao cadastro para em seguida fazer a inscrição, com a indicação da escola e do curso de preferência.

De acordo com a presidenta, o Sisutec vai facilitar o acesso aos cursos técnicos do Pronatec para quem já terminou o ensino médio e pretende fazer o técnico. “Quem concluiu o ensino médio e não teve acesso a uma universidade vai agora ter a oportunidade de fazer um bom curso técnico”, salientou Dilma.  O sistema é considerado uma oportunidade para quem pretende se especializar.

Durante o pronunciamento, foram destacados os cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), que teve 1,25 milhão de matrículas de jovens e alunos de escolas públicas. Além deles, os cursos de qualificação profissional para os trabalhadores, que dura de dois a quatro meses, receberam 2,75 milhão de matrículas.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado em outubro de 2011, tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira.

O programa prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos quatro anos.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. A prova é utilizada como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular.

 Fontes:

Ministério da Educação

Com informações da Agência Brasil



30/08/2013 19:52


Artigos Relacionados


Ensino técnico será reforçado com R$ 24 bi

Inscrições do Sistema de Seleção Unificada começam dia 16

Ensino técnico de SP firma parceria para melhorar ensino de inglês

Sistema de Seleção Unificada vai oferecer 108 mil vagas em 2012

Mobilidade estudantil aumenta com Sistema de Seleção Unificada

Sudeste concentra maioria das vagas do Sistema de Seleção Unificada