Selic cai para 8% ao ano e bancos públicos reduzem taxas de linha de crédito



 

Corte de 0,5 ponto percentual fez com que os bancos públicos divulgassem ajustes em algumas linhas de crédito

 

A Taxa Básica de Juros (Selic) foi reduzida de 8,5% para 8% ao ano. De acordo com Comitê de Política Monetária, do Banco Central, essa marca é a mais baixa desde a criação do Copom, em 1996, e vale para os próximos 45 dias.

O corte de 0,5 ponto percentual na Selic, fez com que os bancos públicos divulgassem ajustes em algumas linhas de crédito para pessoas físicas e jurídicas.

O Banco do Brasil informou que a partir de segunda-feira (16) as taxas do BB Crédito Benefício vão cair para um intervalo entre 2,21% a 3,79% ao mês e as do BB Crediário Material de Construção ficarão entre 1,53% e 1,98%. Já o capital de giro para as empresas ficará entre 1,56% e 1,59%.

Seguindo a tendência de redução, a Caixa Econômica Federal também vai diminuir os seus juros, na segunda-feira (16), para financiamento de veículos usados, no intervalo de 0,75% a 1,63% ao mês, dependendo do prazo de financiamento e ano de fabricação.

Para carros novos, com cota de financiamento de até 70% do valor do veículo e prazo de até 60 meses, a taxa máxima foi reduzida de 1,65% ao mês para 1,36%. Para uma cota de financiamento de 60%, a taxa, que antes era de 1,59%, foi reduzida para 1,29% ao mês.

Enquanto para veículos com até dois anos de fabricação, cota de financiamento de até 70% e prazo de até 60 meses, a taxa máxima caiu de 1,70% ao mês para 1,43%. O órgão reafirma que não cobrará tarifas adicionais, tais como taxa de gravame, avaliação e registro de contrato.

Dentre outras modalidades, a Caixa anuncia ainda a baixa de juros para as linhas de capital de giro para micro e pequenas empresas, com garantia do Fundo Garantidor de Operações (FGO). As taxas cobradas atualmente, entre 1,27% e 2,05% ao mês, serão reduzidas para níveis entre 1,17% e 1,71%.

 

Comitê de Política Monetária

O Copom foi instituído em 20 de junho de 1996, com o objetivo de estabelecer as diretrizes da política monetária e definir a taxa de juros. Os objetivos do Comitê são "implementar a política monetária, definir a meta da Taxa Selic e seu eventual viés, e analisar o Relatório de Inflação".

A taxa de juros fixada na reunião do Copom é a meta para a Taxa Selic (taxa média dos financiamentos diários), a qual vigora por todo o período entre reuniões ordinárias do Comitê.

 

Leia mais:

Selic deve sofrer novo corte de 0,5 ponto percentual na reunião do Copom desta semana

Conselho Monetário autoriza BB a financiar contrapartidas do Minha Casa, Minha Vida

Empreendedores individuais podem contratar microcrédito produtivo

Banco do Brasil ultrapassa R$ 100 milhões em linha de crédito

Portadores de necessidades especiais com renda baixa terão juros reduzido

 

Fonte:
Agência Brasil
Caixa Econômica Federal

 



12/07/2012 12:41


Artigos Relacionados


Entra em vigor linha de crédito do BNDES para projetos que reduzem emissão de gases

Analistas reduzem projeção da Selic para 11,75% ao ano

Analistas elevam estimativa de inflação e reduzem expectativa para a Selic em 2012

Bancos públicos aumentam participação nas operações de crédito

Participação de bancos públicos nas operações de crédito continua crescendo

Participação de bancos públicos na concessão de crédito aumenta nos últimos 4 anos