Semana da Arte Moderna completa 90 anos com eventos culturais em São Paulo



Os 90 anos da Semana da Arte Moderna motivam uma série de eventos culturais na capital paulista. A inauguração do movimento modernista brasileiro, que aconteceu de 11 a 18 de fevereiro de 1922, é lembrada com apresentações de ópera, balé, exposição e música.

No Theatro Municipal estão em cartaz dois espetáculos que comemoram a data. Um deles é a ópera Magdalena, do maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que será apresentada pela primeira vez na cidade. “É um espetáculo montado pelo Theatre du Chatelet, de Paris, que fez muito sucesso em 2010”, ressaltou o diretor artístico do Municipal, Abel Rocha.

Com quatro apresentações, o outro espetáculo, Andradiana, começa nas escadarias do teatro, enquanto o público ainda espera na fila para entrar. Segundo Rocha, dessa maneira o espetáculo que inclui música de coral, balé e ópera, questiona a essência da arte. “Arte é aquilo que você vai pagar para ver no Theatro Municipal, ou aquilo que você vai consumir de graça e não dá nem uma moedinha de esmola para o artista?”, provoca o maestro.

O Sesc Vila Mariana, zona sul da capital, também tem atrações que comemoram o aniversário do movimento modernista ao longo do mês. O destaque são três shows musicais em que poderão ser ouvidas obras de Villa- Lobos e de artistas que seguem a linha de movimentos que repercutiram as influências de 1922, como a Tropicália.

Além disso, o Sesc vai promover um passeio que passa pela Casa Modernista, pelo Museu Lasar Segall e pelas obras de Victor Brecheret distribuídas pela cidade, como o Monumento às Bandeiras, próximo ao Parque Ibirapuera.

Haverá ainda uma oficina chamada Fragmentos Visuais: Olhares sobre a Semana de 22. “Vamos pegar todas essas obras visuais que são dos artistas que participaram da Semana de 22 e trabalhar em cima delas através da intervenção chamada colagem digital. Montando novas imagens”, explica o idealizador do projeto Luciano Dutra.

O Museu da Língua Portuguesa se soma às comemorações, prorrogando a exposição Oswald de Andrade: O Culpado de Tudo, que deveria se encerrar no último dia 30. A mostra usa elementos de linguagem contemporâneos para retratar a vida e a obra do artista.

 

Fonte:
Agência Brasil



15/02/2012 12:35


Artigos Relacionados


Espetáculo homenageia os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Poupatempo Ribeirão Preto comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Mostra no Palácio dos Bandeirantes comemora 90 anos da Semana de Arte Moderna

Casa Guilherme de Almeida comemora os 90 anos da Semana de Arte Moderna

Ribeirão Preto recebe colóquio sobre 90 anos da Semana de Arte Moderna

São Paulo completa 459 anos com eventos por toda a cidade